08/01/2021 18h15 - Atualizado em 08/01/2021 18h16

Atendimento ao público no Procon-ES retorna dia 18 de janeiro em nova sede

As principais queixas envolvem cobrança indevida, produto ou serviço com vício de qualidade, não entrega ou demora na entrega do produto.

O atendimento ao público na sede do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) será retomado no dia 18 de janeiro, em novo endereço. A partir desta data, os consumidores que estiverem agendados deverão dirigir-se no dia e hora marcados para atendimento na nova sede, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, nº 935, Centro de Vitória (antiga sede do Sebrae). No último dia 21 de dezembro, o órgão iniciou o processo de transferência de sua sede administrativa para um imóvel próprio, proporcionando ao Estado economia de mais de R$ 180 mil, ao ano, com gastos de aluguel e condomínio.

Durante o período de mudança, os atendimentos ao consumidor serão centralizados no Faça Fácil Cariacica, até o dia 16 de janeiro, mediante agendamento pelo site www.facafacil.es.gov.br. Além disso, as denúncias e reclamações poderão ser registradas pelo aplicativo Procon-ES (Android). Já as audiências de conciliação e a contagem dos prazos recursais, de defesa e de impugnações dos processos administrativos que tramitam no Órgão, ficarão suspensos até 20 de janeiro, inclusive no Faça Fácil Cariacica. Os protocolos poderão ser feitos pelo e-mail protocolo@procon.es.gov.br.

O novo prédio, que tem área de 3.721,75 metros quadrados, conta com 14 pavimentos, quatro elevadores, salas para treinamento, reunião, espaço de convivência, auditório, vagas de garagem, bicicletário e acessibilidade. Além do Procon-ES, ele receberá também a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), o setor administrativo da Secretaria da Justiça (Sejus) e a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/ES.

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, informou que, por meio do aplicativo, disponível para Android, é possível tirar dúvidas, registrar denúncias e reclamações de qualquer lugar e a qualquer hora.

“O aplicativo é uma forma célere de resolução dos problemas de consumo, sem que seja necessário o deslocamento até a sede. O aplicativo permite que o consumidor envie fotos, vídeos e documentos pessoais para a abertura de reclamação”, explica Athayde.

Como usar o App Procon-ES

O App está disponível na plataforma Android e o uso da ferramenta é bastante simples. Ao acessá-la, o usuário visualiza uma mensagem informando que as demandas são respondidas em até 72 horas úteis pela equipe Procon-ES.

Na tela, é preciso clicar em “Acessar” para iniciar a inserção dos dados. Em seguida, deve-se preencher as informações cadastrais (nome, CPF, RG, data de nascimento, telefone, e-mail, endereço, cidade, entre outras).

Posteriormente, é preciso inserir o assunto da demanda (alimentos, financeiro, habitação, produtos, saúde, serviços essenciais e serviços privados). Após essa etapa, é necessário relatar o fato e clicar em enviar. Para abertura de reclamação, é importante enviar fotos dos documentos pessoais, como RG, CPF e de documentos que comprovem a relação de consumo, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, boletos, contrato etc., para notificação do fornecedor.

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Procon-ES

Amanda Ribeiro

(27) 3132-1840

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