09/11/2021 09h36 - Atualizado em 09/11/2021 10h15

Bancos lideram ranking de atendimentos no Procon-ES

Instituto solicita que instituição apresente esclarecimentos no prazo de 20 dias.

Os bancos têm liderado o ranking de reclamações no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) esse ano. As principais queixas estão relacionadas a empréstimo automático sem consentimento do aposentado e pensionista; modalidade de empréstimo via cartão consignado cobrando altos juros do cartão e descontando o valor mínimo no benefício do consumidor, fazendo com que entre no “rotativo”; refinanciamento de empréstimo sem autorização prévia; falta de informação clara e precisa sobre o que o consumidor está contratando e cobrança indevida.

Até o momento, mais de 24 mil atendimentos foram realizados pelo Procon-ES. Desse total, mais de 4 mil atendimentos estão relacionados aos assuntos bancários. Além de bancos, outros segmentos de natureza financeira como financeiras, operadoras de cartão de crédito, consórcios, cartões de loja, dentre outros, somam quase 11 mil atendimentos no Procon Estadual.

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, explicou que o contrato é um acordo de vontades, capaz de criar, modificar ou extinguir direitos. Por isso, a primeira dica para evitar prejuízos é ler atentamente todas as cláusulas.

“Para evitar problemas, o consumidor deve ter atenção redobrada antes da contratação de serviços. É preciso ler atentamente o contrato, tirar todas as dúvidas e só assiná-lo se estiver de pleno acordo com as cláusulas estabelecidas”, esclareceu, Athayde.

O diretor-presidente acrescentou ainda a importância de o consumidor acompanhar toda a movimentação financeira da sua conta corrente, poupança e contracheque. “Se o consumidor verificar retiradas não autorizadas da sua conta bancária ou cobranças de serviços não autorizados e descontos não concedidos do seu benefício deve procurar imediatamente os órgãos de defesa do consumidor”, ressaltou.

Ocupa a segunda posição do ranking de atendimentos as financeiras (1.977), seguidas pela telefonia celular (1.915), cartão de crédito (1.676), e, em quinto lugar, energia elétrica (885).

Reclamação

Os consumidores poderão registrar suas reclamações pelo aplicativo Procon-ES (disponível para Android) ou pelo e-mail atendimentoapp@procon.es.gov.br. Os atendimentos também são realizados pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, Centro, Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante distribuição de senhas diárias às 9 horas e às 13 horas. Os consumidores podem procurar ainda a Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados, até as 13 horas.

Existe também uma plataforma on-line do Ministério da Justiça para o registro de reclamações. Por meio do site www.consumidor.gov.br é possível registrar queixas e solucionar os problemas de consumo diretamente com as empresas em até dez dias.

Para atendimento é preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

 

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Procon-ES

Amanda Ribeiro

(27) 3132-1840

imprensa@procon.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard