14/11/2019 10h49

Distribuidora de energia elétrica capixaba adere à plataforma nacional Consumidor.gov.br

Através da plataforma, o consumidor pode registrar sua insatisfação, consultar o índice de resolutividade das empresas, prazo médio da resposta e etc.

A plataforma oficial do Ministério da Justiça (consumidor.gov.br) foi lançado para auxiliar o consumidor na solução dos seus problemas de consumo. Por meio do site, é possível registrar reclamações pela internet, diretamente com as empresas cadastradas, e ter a solução do problema em até dez dias.

Além de registrar a insatisfação, o consumidor também pode consultar o índice de reclamação e resolutividade das empresas inscritas no serviço, o prazo médio para resposta e a avaliação de outros consumidores sobre a satisfação com o atendimento.

A partir desta terça-feira (12), a plataforma passa a contar com a adesão da empresa de energia elétrica EDP Espírito Santo, que se compromete a envidar todos os esforços na solução do problema do consumidor, sem que ele tenha que se deslocar até a sede do Procon.

“Ao aderir o consumidor.gov.br, a EDP Espírito Santo vai viabilizar o recebimento e tratamento das reclamações de seus consumidores que eventualmente não foram resolvidas por meio dos seus canais tradicionais de atendimento, evitando que se transformem em litígios administrativos e/ou judiciais. Firmamos hoje um importante passo rumo a harmonia das relações de consumo”, disse a diretora-presidente do Procon-ES, Lana Lages.

Até agora, 603 empresas de telefonia, internet, bancos, cartões de crédito, planos de saúde, aviação civil, indústria, serviços essenciais e varejo já aderiram formalmente ao serviço. São mais de 1,6 milhões de consumidores cadastrados e 2,2 milhões de reclamações finalizadas.

Lana Lages ressaltou ainda, que o Procon-ES é o gestor da plataforma no Espírito Santo e que todas as reclamações registradas são acompanhadas pelo Instituto. “O consumidor.gov.br é uma ferramenta alternativa e eficaz na solução dos problemas de consumo. Entretanto, não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores normalmente por meio de seus canais tradicionais de atendimento. A empresa capixaba que quiser aderir à plataforma, poderá acionar o Procon-ES que vai ajudá-la nesse processo”, afirmou.

O diretor da EDP, João Brito Martins, destacou que a adesão voluntária à plataforma reforça o compromisso e a transparência da Distribuidora com seus clientes.

“A EDP Espírito Santo é uma das empresas mais éticas e transparentes do Brasil, atua com os mais elevados índices de governança e tem um forte compromisso com os seus clientes e com o Estado do Espírito Santo. Nos últimos quatro anos investimos mais de R$1 bilhão no Estado, estamos entre as melhores empresas do Brasil em termos de qualidade de serviço. Além disso, reduzimos a Frequência Equivalente de Reclamação (FER), que é o indicador de reclamações procedentes a cada 1 mil unidades consumidoras, de 25,72 em 2015 para 7,21 em 2019. Por tudo isso, a adesão à plataforma consumidor.gov está totalmente alinhada com os princípios de transparência e de foco no cliente”, informa João Brito Martins.

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