01/10/2025 18h40 - Atualizado em 03/10/2025 13h06

Espírito Santo não tem registro de intoxicação por metanol

O tema foi debatido em reunião entre Procon-ES e a Associação de Bares e Restaurantes do Espírito Santo.

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) recebeu, nesta semana, o presidente da Associação de Bares e Restaurantes do Espírito Santo (Abrasel-ES), Rodrigo Vervloet, para debater as recentes notícias de intoxicações por metanol em bebidas alcoólicas registradas no Estado de São Paulo.

Durante o encontro, o Procon-ES esclareceu que, até o momento, não há registros de reclamações ou denúncias relacionadas à presença de metanol em bebidas alcoólicas nos canais oficiais do órgão, tampouco ocorrências envolvendo bares e restaurantes capixabas. 

O Instituto destacou que mantém monitoramento constante e realiza ações fiscais preventivas e de rotina, voltadas à falsificação, adulteração e comercialização irregular de bebidas. No entanto, não há, no momento, indícios de contaminação por metanol no Estado.

O Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares) e a Abrasel-ES reforçaram que os estabelecimentos associados já adotam rotineiramente práticas rigorosas de controle, aquisição e armazenamento de bebidas, assegurando a segurança e a qualidade dos produtos ofertados aos consumidores. As entidades informaram que estão reforçando essa diligência como medida preventiva, embora ela já faça parte das práticas permanentes do setor. Durante a reunião, o Procon-ES entregou à Associação Notas Técnicas e materiais informativos, com orientações sobre a rastreabilidade das bebidas, a responsabilidade dos fornecedores e os canais oficiais para denúncias.

O Procon-ES reforça que o consumidor deve sempre verificar a procedência das bebidas, adquirindo produtos em locais de confiança, conferindo rótulos, lacres e selos fiscais. O Procon orienta, também, que os consumidores busquem estabelecimentos com boa reputação e bem avaliados pelo público.

Em caso de suspeita de falsificação ou adulteração, a denúncia pode ser registrada pela Denúncia Eletrônica no site www.procon.es.gov.br ou pelo WhatsApp (27) 3134-8499.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
(27) 3134-8443 / (27) 99975-2490

imprensa@procon.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard