14/09/2017 17h47

Fiscais do Procon-ES recebem treinamento para verificar fraudes em bombas de combustível

Fiscais do Procon-ES, do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem), da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), da Polícia Civil e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), estão sendo treinados para verificar fraudes eletrônicas em bombas medidoras de combustíveis e nas placas de circuito. A capacitação é composta por aulas teóricas e práticas e está sendo realizada na sede do Ipem-ES, em Vitória. O treinamento – que teve início na segunda (11) e vai até sexta-feira (15) – está sendo ministrado por um técnico do Inmetro do Rio de Janeiro e dois técnicos do Ipem de São Paulo.

Como parte do curso, as equipes estão fiscalizando postos de combustíveis na Grande Vitória. Até o momento não foram constatadas fraudes nas bombas. Durante a operação, foram encontradas outras irregularidades como bomba baixa – quando é injetado menos combustível no tanque do consumidor –  e lacres rompidos.

“Os fiscais do Procon-ES são habilitados pela ANP, desde 2011, para realizar testes de vasão nas bombas, verificar a qualidade dos combustíveis e normas internas. Essa capacitação vai possibilitar ampliar as nossas ações fiscalizatórias, tornando-as mais completas”, disse a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita Pinto.

Onde reclamar

O Procon-ES pede aos consumidores que sejam os fiscais do dia a dia e, ao sinal de alguma irregularidade, denuncie o fato aos órgãos competentes. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 151 ou por meio do Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Procon Estadual

Amanda Ribeiro

Tels.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490

imprensa@procon.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard