28/02/2019 14h55 - Atualizado em 28/02/2019 15h02

Grupo de trabalho discute aumento nas faturas de energia elétrica

O objetivo é apresentar à sociedade capixaba esclarecimentos quanto ao tema.

Agentes da defesa do consumidor criaram um Grupo de Trabalho Multidisciplinar para discutir os aumentos nas faturas de energia elétrica. O acréscimo é responsável pelo elevado número de reclamações dos consumidores capixabas. A primeira reunião do grupo foi realizada na sede do Procon-ES nesta quarta-feira (27).

Segundo a diretora-presidente do Procon-ES, Lana Lages, os Procons não detêm capacidade técnica para aferir e comprovar eventual irregularidade que justifique o aumento no valor das faturas de energia elétrica. Por essa razão, foi criado o grupo de trabalho com o objetivo de apresentar à sociedade capixaba esclarecimentos quanto ao tema.

“A EDP alegou, durante reunião realizada na sede do Procon-ES, que a cobrança é devida pelo natural aumento do consumo nos períodos de férias e verão. Insatisfeitos com os argumentos, criamos esse grupo de trabalho para defender os interesses dos consumidores”, disse.

A diretora falou também sobre os resultados da primeira reunião. “Foi muito importante estreitar a relação com os órgãos de defesa do consumidor e já demos um grande passo. Durante a reunião ficou acordado que Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) será oficiado para que apresente um estudo sobre a alteração climática dos últimos anos que justifique o aumento do consumo. Também estão sendo analisadas proposições à empresa de energia elétrica que beneficiem os consumidores”, ressaltou.

Participaram os Procons Municipais da Grande Vitória e Guarapari e os Deputados Estaduais, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, Dary Pagung, e do vice-presidente, Vandinho Leite.

Informações à imprensa:


Amanda Ramos Ribeiro 
Assessora de Comunicação do Procon-ES
Tels.: (27)3132-1840 / 9 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard