24/08/2023 18h30 - Atualizado em 24/08/2023 18h33

Procon-ES apreende mais de 110 quilos de produtos impróprios ao consumo em Vitória e Cariacica

A prática de comercializar produtos impróprios ao consumo são condutas graves que podem trazer sérios danos aos consumidores.

Operação conjunta de fiscalização entre o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em duas grandes redes de supermercados de Vitória e Cariacica, resultou na apreensão de produtos impróprios ao consumo. A fiscalização, que aconteceu nessa quarta-feira (23), teve o objetivo de coibir a venda de produtos vencidos e deteriorados em supermercados da Grande Vitória.

Durante a inspeção, foram recolhidos 110,8 quilos e 3,78 litros de produtos deteriorados e com indícios da presença de fungos, sem informações a respeito da data de fabricação ou validade e com embalagens danificadas. Também foram identificados produtos sem informações sobre o preço.

Alimentos perecíveis como, costela suína, asas de frango, moela, filé de peito, frango a passarinho, coxinha da asa, coração de frango, carré, salame, hambúrguer, espetinho, pão de queijo, creme de ricota, frutas e legumes, bebidas lácteas e pasta de amendoim foram alguns dos produtos apreendidos.

O diretor de fiscalização do Procon-ES, Alvaro Araujo Valentim, participou da ação e ressaltou que a prática de comercializar produtos impróprios ao consumo são condutas graves que podem trazer sérios danos aos consumidores.

“Essa prática constitui crime contra as relações de consumo, conforme Lei nº 8.137/90, e não serão toleradas. As grandes redes fiscalizadas foram autuadas e poderão ser multadas”, explicou o diretor.

Já a diretora-presidente do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, destacou a importância de o consumidor verificar, na hora da compra, a data de validade do produto, as condições da embalagem e de higiene do supermercado, com o objetivo de preservar a saúde e segurança alimentar.

“Na maioria das vezes somos tomados por uma pressa ao ir ao mercado, mas essa operação ressalta a importância de verificarmos com cautela a embalagem do produto, validade, se há presença de insetos, as condições de higiene do estabelecimento e do balcão frigorífico. Esses são alguns cuidados imprescindíveis para levarmos para casa um produto de qualidade”, acrescentou Letícia Coelho.

Denúncias podem ser registradas pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site procon.es.gov.br, pelo telefone 151 ou pelo WhatsApp (27) 3323-6237.

 

  

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