14/08/2019 10h57

Procon-ES divulga balanço do primeiro semestre de 2019

As principais queixas envolvem cobrança indevida, produto ou serviço com vício de qualidade, não entrega ou demora na entrega do produto.

Durante o primeiro semestre de 2019, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) realizou 26.374 atendimentos. Desse total, apenas 3.392 audiências foram realizadas. O restante dos atendimentos foi solucionado de maneira preliminar, ou seja, sem necessidade de abertura de processo e realização de audiências. Esse número demonstra o alto índice de resolução das demandas que chegam ao órgão e a rapidez com a qual os problemas dos consumidores são solucionados.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no primeiro semestre deste ano, os segmentos que mais receberam queixas dos consumidores foram: telefonia móvel, instituições bancárias, energia elétrica, telefonia fixa e as financeiras.

A diretora-presidente do Procon-ES, Lana Lages, informou que diferentemente do ranking de atendimento dos últimos anos, que foram liderados por bancos e empresas de cartão de crédito, a telefonia móvel ocupa a primeira posição este ano.

“Os consumidores têm reclamado da mudança unilateral nos contratos com reajuste no valor do serviço e lançamentos de serviços não solicitados na fatura”, disse.

Lana Lages ressaltou ainda que o consumidor deve ter atenção redobrada antes da contratação de serviços. “É preciso ler atentamente o contrato, tirar todas as dúvidas e só assiná-lo se estiver de pleno acordo com as cláusulas estabelecidas. É preciso sempre conferir os lançamentos cobrados nas faturas. Em caso de dúvidas, procurar o Procon”, afirmou.

Aplicativo Procon-ES

Por meio do aplicativo, é possível tirar dúvidas, registrar denúncias e reclamações de qualquer lugar e a qualquer hora. Desde seu lançamento, em março deste ano, 1.819 reclamações foram registradas pelo aplicativo. O uso do App é simples e permite que o consumidor envie vídeos e fotos que comprovem a denúncia e de documentos como nota fiscal, ordem de serviço, faturas etc.

Reclamação

Os consumidores podem registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, das 9h às 17 horas, de segunda a sexta. Os consumidores podem procurar ainda a Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados, até às 13 horas. Também é possível registrar a queixa sem sair de casa, por meio do aplicativo Procon-ES.

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

(27) 3132-1840 / 9 9975-2490