03/04/2017 09h25 - Atualizado em 03/04/2017 10h53

Procon-ES ensina direito do consumidor e educação financeira para estudantes de escolas públicas

O Procon-ES lançou nesta quinta-feira (30), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), o Programa de Educação para o Consumo Consciente “Consumidor Cidadão”, voltado a educação de estudantes das séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio de escolas públicas estaduais.  O objetivo é difundir para estudantes e docentes conhecimentos sobre direitos básicos do consumidor, consumo consciente, publicidade infantojuvenil e educação financeira, propiciando reflexão sobre as temáticas e promovendo mudanças de hábitos de consumo e na relação do jovem com o dinheiro.

As metas do projeto são de realizar palestras educativas semanalmente, impreterivelmente às sextas-feiras, nos turnos matutino e vespertino das escolas públicas estaduais localizadas na Grande Vitória, selecionadas para o projeto, contemplando, no mínimo, 3 mil alunos da rede pública de ensino, visitando, no mínimo, 25 escolas públicas estaduais. E, a realização de um concurso cultural, em toda a rede pública estadual, que tem como tema “Quem poupa realiza mais sonhos”, com premiação dos três primeiros trabalhos em cada categoria: ilustração, jingle e história em quadrinhos.

A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, explicou que o projeto compreende uma ação anual que se justifica pela necessidade de despertar e estimular nos estudantes e docentes a reflexão sobre os impactos do consumo irresponsável, as causas do superendividamento e a importância de poupar para alcançar objetivos e realizar sonhos, bem como sobre os hábitos de consumo na escola e fora dela.

“O nosso intuito é de educar os jovens para que não sejam adultos endividados. Além disso, queremos que esse público se torne multiplicador da defesa do consumidor, formador de opinião e consciente dos seus direitos”, disse.

A Escola Estadual EEEFM Agenor de Souza Le, localizada no bairro Divino Espírito Santo, Vila Velha, foi a primeira que recebeu a visita da equipe. Foram realizadas cinco palestras para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, nesta quinta (30) e nesta sexta-feira (31), totalizando 227 jovens. Na ocasião, foram distribuídas cartilhas educativas sobre o uso consciente do cartão de crédito.

“Os estudantes foram muito participativos. Tiraram dúvidas e compartilharam situações do cotidiano. Este projeto nos motiva, encanta e demonstra que podemos ajudar na formação destes jovens”, disse Denize.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Procon-ES