26/06/2024 15h52

Procon-ES participa de reunião na Assembleia Legislativa para debater qualidade do serviço da Telefônica Vivo

A empresa foi questionada sobre as reclamações recebidas pelos Procons acerca da recorrente interrupção do sinal de voz e dados para os clientes da operadora no Espírito Santo.

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) esteve presente na tarde dessa terça-feira (25), no Plenário Judith Leão Castelo Ribeiro, em uma reunião promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. O encontro teve como objetivo debater a qualidade da prestação de serviço da Telefônica Vivo no Estado e cobrar medidas para melhorar o atendimento ao consumidor capixaba.

A reunião também contou com a participação de representantes da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), da Polícia Científica do Estado do Espírito Santo (PCIES), da Telefônica Vivo e do procurador da Assembleia Legislativa, Bruno Rua Baptista.

Durante o encontro, a empresa foi questionada sobre as reclamações recebidas pelos Procons acerca da recorrente interrupção do sinal de voz e dados para os clientes da operadora no Espírito Santo. Os representantes da Telefônica Vivo foram solicitados a esclarecer os motivos da instabilidade do sinal e foram cobrados a respeito do reembolso automático na fatura do consumidor pelo tempo que ficou sem o serviço, conforme determina a resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Além disso, a qualidade do atendimento ao consumidor e a resolução dos problemas também foram temas debatidos. Muitas vezes, os consumidores não conseguem resolver seus problemas diretamente com a empresa, o que gera ainda mais insatisfação.

A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, afirmou que o Procon-ES está monitorando de perto a situação, exigindo que a Telefônica Vivo tome as medidas necessárias para assegurar um serviço de qualidade aos consumidores capixabas. Ela destacou que, embora a falha na prestação de serviço de internet banda larga afete consumidores em todo o Estado, essas reclamações são pouco formalizadas nos órgãos oficiais.

“O consumidor deve ser mais exigente com seus direitos e entender que as reclamações são uma oportunidade para identificar problemas, descobrir causas de insatisfação e implementar melhorias. Quanto mais reclamações os Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e Agências Reguladoras receberem, mais fortalecida será a atuação desses órgãos de defesa do consumidor, pressionando as empresas a se adequarem para evitar punições”, ressaltou Letícia Nogueira.

Os consumidores podem registrar reclamações sem sair de casa pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site procon.es.gov.br. Basta acessar o site procon.es.gov.br, clicar na modalidade de atendimento eletrônico, fazer o login pela sua conta no Acesso Cidadão ou no gov.br e iniciar o fluxo do Atendimento Eletrônico. É preciso preencher o formulário, anexar cópia dos documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF e documentos que comprovem a queixa e enviar a reclamação.



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Amanda Ribeiro

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