29/06/2017 14h57

Procon-ES promove curso de capacitação para Procons Municipais

Técnicos dos Procons de Cariacica, Aracruz, Linhares, Domingos Martins, Santa Maria, Venda Nova do Imigrante, Alegre, Anchieta, Presidente Kennedy, Pedro Canário e Pancas estão em Vitória participando de um treinamento promovido pelo Procon Estadual. A capacitação, que se realizará nesta quinta (29) e nesta sexta-feira (30), tem como objetivo abordar aspectos práticos sobre a correta utilização e alimentação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), sistema informatizado de atendimento do Ministério da Justiça, utilizado pelos Procons do País.

O IV Curso Sindec será realizado em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), com carga horária de 16 horas e entrega de certificado aos alunos.

O sistema Sindec permite o registro dos atendimentos individuais a consumidores, a instrução dos procedimentos de atendimento e dos processos de reclamação, além da gestão das políticas de atendimento e fluxos internos dos Procons integrados e a elaboração do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, que é o ranking das empresas mais reclamadas no Procon do município.

Esse banco de dados nacional é uma fonte valiosa de informações para elaboração da Política Nacional das Relações de Consumo, para informação aos consumidores e aos diversos interessados na proteção e defesa do consumidor, bem como incentivo aos fornecedores para aperfeiçoarem o relacionamento com os consumidores. Atualmente, existem 733 postos com Sindec instalados e 462 Procons Estaduais e municipais integrados ao sistema.

A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, explicou que o treinamento é resultado de um Termo de Cooperação Técnica assinado pelo Ministério Público Estadual, pelo Procon-ES e pelas Prefeituras que prevê a criação e a reestruturação dos Procons, garantindo ao município uma estrutura mínima para atendimento ao cidadão.

Assessoria de Comunicação do Procon Estadual:

Tels.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490