27/08/2019 15h13 - Atualizado em 27/08/2019 15h22

Procon-ES unifica normas e procedimentos para os órgãos municipais

As principais queixas envolvem cobrança indevida, produto ou serviço com vício de qualidade, não entrega ou demora na entrega do produto.

Para fornecer um atendimento público ágil e de qualidade ao consumidor capixaba, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) está padronizando normas e procedimentos no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), sistema informatizado utilizado pelos Procons para auxiliar os órgãos municipais.

O Procon-ES promove a padronização de cartas utilizadas para o registro de reclamação para dinamizar o atendimento dos órgãos municipais. O órgão também faz o cadastramento de empresas para o recebimento de notificação por meio da Carta de Informação Preliminar (CIP) de forma eletrônica, o que reduz significativamente o tempo de espera para resposta e os custos com o envio de correspondências pelos Correios.

A diretora-presidente do Procon-ES, Lana Lages, explicou que o fortalecimento dos membros do Sistema Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor é meta do Procon-ES. “Em breve realizaremos uma visita aos 39 Procons municipais para um diagnóstico sobre a sua estrutura”, ressaltou.

Lana Lages informou ainda que uma nova comissão Sindec foi criada para prestar o suporte necessário aos Procons municipais. “Com isso vamos melhorar o suporte e oferecer novos treinamentos de Sindec aos técnicos dos Procons de todo o estado”, disse.