19/04/2017 15h49 - Atualizado em 19/04/2017 16h22

Sedu e Procon-ES lançam concurso “Quem poupa realiza mais sonhos”

Em 2017, o Procon-ES está visitando escolas públicas estaduais da Grande Vitória para um bate-papo sobre direitos do consumidor, educação financeira, consumo consciente e publicidade infanto-juvenil.

Para estimular a criatividade dos estudantes da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) estão lançando o concurso “Quem poupa realiza mais sonhos”.

O concurso abrange as seguintes categorias: Ilustração, Jingle e História em Quadrinhos, com um único tema: “Quem poupa realiza mais sonhos”.

O objetivo do concurso é discutir o tema e provocar a reflexão dos estudantes a partir de sua própria condição de adolescente. Além disso, pretende despertar os jovens para novas práticas e valores de vida em relação ao consumo, sensibilizando-os para mudança de hábitos, bem como contribuir com a formação de cidadãos socialmente responsáveis.

A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, explica que as crianças aprendem a consumir desde a mais tenra idade, mas há pouca orientação sobre a necessidade de primeiro poupar e depois gastar. “O nosso objetivo é de educar o público infanto-juvenil para que não sejam adultos endividados”, diz.

Como participar?

Podem participar do concurso alunos regularmente matriculados nas séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e no ensino médio, bem como na Educação de Jovens e Adultos (6º ao 9º ano dos ensinos fundamental e ensino médio) da rede pública estadual.

Os trabalhos deverão ser entregues pelos estudantes à respectiva escola onde está regularmente matriculado. A inscrição será gratuita e efetivada mediante a remessa de um trabalho, acompanhado da ficha de inscrição preenchida com letra legível e assinada manualmente e do registro de desenvolvimento das atividades numa sequência didática.

Os trabalhos deverão ser postados, via Correios, para a Sedu – Unidade Central – AE011, no endereço Av. César Hilal, 1111, Santa Lúcia, Vitória – ES, CEP: 29056-085, ou entregues em mãos, pela direção da escola, até o dia 18 de agosto, à Superintendência Regional de Educação (SRE) na qual a escola é jurisdicionada, que enviará à Unidade Central, aos cuidados da Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental, sendo válida a data do carimbo dos Correios ou a do comprovante de entrega preenchido pela SRE para comprovação do dia de envio.

Seleção

O concurso selecionará os melhores trabalhos nos níveis/modalidades, por categoria, respectivamente: Ensino Fundamental – 6º ao 7º ano: ilustração (individual); Ensino Fundamental – 8º ao 9º ano: jingle (dupla); e Ensino Médio: história em quadrinhos em duas laudas (dupla).

Cada trabalho deverá ser orientado por um professor regente da escola que, por sua vez, poderá orientar diversos trabalhos, simultaneamente. Cada escola poderá inscrever, no máximo, 10 trabalhos, entre ilustrações, jingles e histórias em quadrinhos, de autores diversos, para cada categoria.

Serão premiados os três classificados em cada categoria, bem como os professores orientadores e pedagogos deles.

A seleção dos trabalhos vencedores ficará a cargo de uma comissão técnica constituída por profissionais especializados de diversos órgãos e entidades públicas e/ou privadas, designados, sem ônus, pela Sedu, por profissionais da área de educação, artes e da comunicação.

O resultado do concurso contendo os três trabalhos classificados, por categoria, em ordem de classificação, com as respectivas pontuações, será divulgado no site da Sedu www.educacao.es.gov.br e do Procon-ES www.procon.es.gov.br.

Premiação

A premiação do concurso para estudantes e professores orientadores será distribuída por categoria e classificação.

CATEGORIA: ILUSTRAÇÃO

1º LUGAR: 01 aparelho de celular smartphone e 01 e-reader (leitor digital de e-book) para o estudante, 01 celular smartphone para o professor orientador e 01 e-reader (leitor digital de e-book) para o pedagogo.

2º LUGAR: 01 (um) tablet para o estudante, 01 (um) tablet para o professor orientador e 01 e-reader (leitor digital de e-book) para o pedagogo.

3º LUGAR: 01 e-reader (leitor digital de e-book) para o estudante, 01 e-reader (leitor digital de e-book) para o professor orientador e 01 e-reader (leitor digital de e-book) para o pedagogo.

CATEGORIA: JINGLE

1º LUGAR: 01 aparelho de celular smartphone e 01 e-reader (leitor digital de e-book) para cada estudante (dupla), 01 celular smartphone para o professor orientador e 01 e-reader (leitor digital de e-book) para o pedagogo.

2º LUGAR: 01 (um) tablet para cada estudante (dupla), 01 (um) tablet para o professor orientador e 01 e-reader (leitor digital de e-book) para o pedagogo.

3º LUGAR: 01 e-reader (leitor digital de e-book) para cada estudante (dupla), 01 e-reader (leitor digital de e-book) para o professor orientador e 01 e-reader (leitor digital de e-book) para o pedagogo.

CATEGORIA: HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Acesse aqui o Edital do Concurso Cultural.

Assessoria de Comunicação Procon-ES

Tel.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490