12/03/2021 14h45

Procons discutem defesa do consumidor vianense

O objetivo é conhecer e discutir a realidade e as necessidades do órgão municipal e estreitar o relacionamento.

Na última terça-feira (09), o diretor-presidente do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), Rogério Athayde, visitou a sede do Procon Municipal de Viana com o objetivo de conhecer e discutir a realidade e as necessidades do órgão municipal e estreitar o relacionamento.

Athayde abriu a reunião destacando o compromisso do Governo do Estado de visitar todos os Procons municipais do Espírito Santo para conhecer a realidade, as principais dificuldades e a necessidade técnica e operacional dos órgãos de defesa do consumidor. Contou também que, futuramente, pretende conhecer alguns municípios que tenham condições e interesse das autoridades visando à implantação de um Procon municipal.

“Fiz história em um Procon Municipal e sou sensível às necessidades dos órgãos municipais. O Procon-ES pretende contribuir para o fortalecimento dos órgãos de defesa do consumidor do Estado, para juntos, discutirmos e fixarmos diretrizes para a política estadual das relações de consumo”, ressaltou Athayde.

Já Mateus Chagas de Andrade, que deixou a função de gerente do Procon de Viana nessa semana, contou sobre o sucesso das parcerias nas fiscalizações realizadas com o Procon-ES e que o treinamento da equipe de fiscalização é uma grande necessidade.

“Estamos trabalhando para aumentar a equipe do Procon e ampliar os atendimentos aos consumidores. Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), limitamos a sete atendimentos/dia. Fora a pandemia, atendíamos cerca de 15 consumidores”, disse Andrade.

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Glaydiston Silva Mendes, falou sobre a importância desse encontro e informou sobre os projetos futuros e os avanços alcançados. “Foi de grande valia a visita do Procon Estadual, tendo o Procon municipal recebido elogios acerca da estrutura. Além disso, foi muito importante a disponibilidade do órgão em auxiliar e oferecer capacitação à nossa equipe”.

O diretor administrativo e financeiro do Procon-ES, Marcus André Cardoso de Souza, também participou da reunião e contou que o órgão está organizando nova comissão do Sindec para promover um curso completo e mais aprofundado sobre o sistema para os órgãos municipais.

O novo gerente do Procon de Viana, Lauro Júnior; a gerente administrativa e financeira e ex-gestora do órgão, Patrícia Chagas; e a auditora fiscal do Procon Viana, Silvane Ambrósio Chuquer, também participaram do encontro.