28/04/2017 10h52 - Atualizado em 28/04/2017 12h06

Ação conjunta de fiscalização resulta na interdição de quatros postos de combustíveis

Quatro postos de combustíveis em Cariacica foram interditados por fiscais do Procon-ES, da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e por policiais civis da Superintendente de Polícia Especializada (SPE), nesta quinta-feira (27), após prática reiterada de comercialização de etanol com elevado percentual de metanol.

A ANP detectou, após coleta realizada no dia 11 deste mês pelo Programa do Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis​ (PMQC), percentual de 27% a 53% de adição de metanol no combustível, quando o tolerado pela legislação é de 0,7%.

Por essa razão, na última quinta-feira (20), o Procon-ES interditou cautelarmente os bicos de etanol dos quatro postos e coletou nova amostra do combustível para análise em laboratório. Os resultados indicaram percentual elevado de 13% a 30% de metanol no etanol comercializado ao consumidor. Em razão da prática reiterada de comercialização de etanol com metanol, os postos foram totalmente interditados nesta quinta-feira (27).

A diretora-presidente, Denize Izaita, explicou que o combustível impróprio será retirado e encaminhado para as bases dos distribuidores fornecedores para reprocessamento. “O metanol, também chamado de álcool metílico e hidrato de metilo, é um biocombustível altamente inflamável. Os índices elevados de metanol podem gerar danos à saúde do consumidor e ao veículo como, nos bicos injetores, filtros e outras peças sujeitas à corrosão”, ressaltou.

A diretora falou ainda sobre como evitar o abastecimento com combustível adulterado. “Na dúvida sobre a qualidade, os consumidores deverão exigir, na hora do abastecimento, o teste dos combustíveis ou denunciar ao Procon-ES”, ressaltou.

As amostras recolhidas durante as ações fiscalizatórias são encaminhadas ao laboratório da PUC/RJ, conveniado à ANP, para a realização de análise mais precisa e apontamento da substância utilizada na mistura do combustível.

.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Procon-ES

Amanda Ribeiro

Tels.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490

imprensa@procon.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard