25/02/2021 18h44

Encontro debate fortalecimento da defesa do consumidor em Vila Velha

Dirigentes do Procon-ES visitaram o órgão de proteção ao consumidor municipal, nesta quinta-feira (25).

Dirigentes do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e do Procon de Vila Velha, reuniram-se na manhã desta quinta-feira (25), na sede municipal, com o objetivo de discutir as necessidades e realidade do órgão municipal, firmar parcerias e estreitar o relacionamento.

Durante a visita, o diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, contou que o projeto de reestruturação dos Procons consiste na motivação das prefeituras e apoio operacional, para que os órgãos municipais de defesa do consumidor sejam constituídos de atendimento, fiscalização, conselho administrativo e fundo municipal.

O coordenador executivo do Procon de Vila Velha, George Alves, apresentou a sua equipe de trabalho e as instalações físicas da sede municipal. Pontuou as necessidades técnicas e operacionais, os desafios encontrados, os projetos futuros e os avanços alcançados desde que assumiu a direção do Procon.

Athayde destacou o compromisso do Governo do Estado de visitar todos os Procons municipais do Espírito Santo para conhecer a realidade e a necessidade técnica e operacional dos órgãos de defesa do consumidor.

“Queremos conhecer a realidade de cada Procon municipal para construirmos juntos uma política estadual de defesa do consumidor. Futuramente pretendemos conhecer alguns municípios e se, porventura, houver condições de implantação de um Procon municipal, vamos conversar com as autoridades municipais para orientar e ajudar na estruturação do órgão para que a defesa do consumidor esteja cada vez mais próxima dos cidadãos capixabas”, ressaltou Athayde.

Segundo o coordenador executivo do Procon de Vila Velha, George Alves, ao receber o convite do prefeito Arnaldinho Borgo para esse desafio à frente do Procon, foi alinhado que o órgão deveria dialogar com as demais instituições e com toda a sociedade canela-verde, primando pela conscientização, função pedagógica, atendimento de qualidade e harmonização de interesses.

“Uma honra ter sido o primeiro Procon municipal a receber a visita do Procon estadual em 2021, o que demonstra de forma clara a parceria que vem pela frente entre o município de Vila Velha e o Governo do Estado. Vila Velha agradece!", comemorou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Everaldo Colodetti, também participou do encontro e reforçou o objetivo de diálogo com a sociedade. “Dar uma função pedagógica ao nosso Procon, como alinhamento do setor produtivo com os consumidores, cujo objetivo é ter menor número de reclamações na relação com lojistas e empresas”, disse Colodetti.

O diretor administrativo e financeiro do Procon-ES, Marcos André Cardoso de Souza também participou do encontro.