15/03/2006 13h15 - Atualizado em
22/12/2016 15h58
Ações do Dia Internacional do Consumidor são um sucesso
Hoje (15), no Dia Internacional do Consumidor, os consumidores capixabas estão tendo uma arma a mais para lutar pelos seus direitos. Durante todo o dia funcionários do Procon Estadual estão nos Shoppings Vitória e Praia da Costa distribuindo cartilhas educativas, com informações e orientações sobre os assuntos que mais apresentam dúvidas. Também está sendo entregue um pequeno brinde contendo um mini Código de Defesa do Consumidor.
A campanha de distribuição de cartilhas e códigos já está sendo um sucesso. Muitos consumidores estão indo aos shoppings somente para pegar o material. Para o secretário executivo do Procon Estadual, campanhas como essa servem para deixar o consumidor mais atento aos seus direitos. “Através das cartilhas vamos garantir o direito à informação dos consumidores, o que é um dos nossos desafios”, acrescenta.
É no dia 15 de março que se comemora o Dia Internacional do Consumidor, pois nesta data, no ano de 1983, surgia nos Estados Unidos a Liga dos Consumidores. Outra conquista dos consumidores foi que em 1985, a ONU (Organizações das Nações Unidas) incorporou a defesa do consumidor aos Direitos Humanos. No Brasil esse processo de defesa do consumidor foi mais lento. Em 1983 foi criado o Procon/ES, e em 1990 o Código de Defesa do Consumidor. Entretanto, apenas em 1997 o código foi regulamentado.
Hoje, o Procon Estadual atende em média 70 pessoas diariamente. E as reclamações são variadas. No entanto, existem alguns assuntos, como telefonia e cartões de crédito, que o consumidor deve prestar mais atenção. O secretário executivo, Celso Caldas, destaca que caso o consumidor tenha qualquer dúvida ou se sinta lesado nas relações de consumo basta procurar o Procon ou entrar em contato pelos telefones 3381-6222 ou 3381-6230.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon / ES
Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 3381-6222
comunicacao@procon.es.gov.br
A campanha de distribuição de cartilhas e códigos já está sendo um sucesso. Muitos consumidores estão indo aos shoppings somente para pegar o material. Para o secretário executivo do Procon Estadual, campanhas como essa servem para deixar o consumidor mais atento aos seus direitos. “Através das cartilhas vamos garantir o direito à informação dos consumidores, o que é um dos nossos desafios”, acrescenta.
É no dia 15 de março que se comemora o Dia Internacional do Consumidor, pois nesta data, no ano de 1983, surgia nos Estados Unidos a Liga dos Consumidores. Outra conquista dos consumidores foi que em 1985, a ONU (Organizações das Nações Unidas) incorporou a defesa do consumidor aos Direitos Humanos. No Brasil esse processo de defesa do consumidor foi mais lento. Em 1983 foi criado o Procon/ES, e em 1990 o Código de Defesa do Consumidor. Entretanto, apenas em 1997 o código foi regulamentado.
Hoje, o Procon Estadual atende em média 70 pessoas diariamente. E as reclamações são variadas. No entanto, existem alguns assuntos, como telefonia e cartões de crédito, que o consumidor deve prestar mais atenção. O secretário executivo, Celso Caldas, destaca que caso o consumidor tenha qualquer dúvida ou se sinta lesado nas relações de consumo basta procurar o Procon ou entrar em contato pelos telefones 3381-6222 ou 3381-6230.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon / ES
Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 3381-6222
comunicacao@procon.es.gov.br