18/01/2006 09h50 - Atualizado em 22/12/2016 15h58

Ações do Procon estadual em defesa do consumidor já repercutem no preço da gasolina

No início deste ano a gasolina estava sendo comercializada a R$ 2,59 (preço mínimo) e, em alguns postos da Grande Vitória, era possível encontrá-la sendo vendida a R$ 2,69 (preço máximo). O aumento ocorreu no dia 02/01/06, elevando o preço da gasolina em R$ 0,18 por litro, surpreendendo os consumidores, bem como os próprios proprietários de postos de combustíveis.

No último dia 12, o Grupo Executivo de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/ES) realizou uma audiência para apurar as razões da alta dos combustíveis e, em especial, da gasolina.

Em menos de uma semana após esta convocação do Sindicato dos Distribuidores de Combustíveis (Sindicom) e da Petrobras, já se observa a queda nos preços da gasolina que passou a ser comercializada, a partir de segunda-feira (16), a R$ 2,49 em grande parte dos postos de combustíveis da Grande Vitória. Na capital (Vitória), em uma mesma avenida, dos sete postos identificados, apenas um comercializa a gasolina com preço acima deste valor, conforme fotos em anexo.

De acordo com o secretário-executivo do Procon/ES, Celso Caldas, essa redução é reflexo das ações realizadas pelo Procon/ES em defesa do consumidor.
"Acreditamos que, a partir de agora, possamos colher os frutos pelo sério trabalho desenvolvido em prol do consumidor capixaba. Não é mais possível que o
consumidor do Estado do Espírito Santo continue à mercê da alta de preços
sem que alguma explicação lhe seja oferecida a fim de justificar esta
prática. Estaremos juntos com o Ministério Público Estadual e a Delegacia
de Defesa do Consumidor (Decon), acompanhando todo este processo e seus
desdobramentos. Ainda estamos aguardando das distribuidoras as informações solicitadas em audiência para a conclusão sobre o referido aumento de R$ 0,18 por litro que, conforme identificado, já reduziu para R$ 0,08", concluiu o secretário.

Procon Estadual
3381-6230 / 3381-6222

Temas Relacionados :

Preço médio dos combustíveis cai no Estado

Procon´s fiscalizam postos de combustíveis

Centro Integrado de Defesa do Consumidor quer explicação para aumentos sucessíveis nos preços dos combustíveis

Centro Integrado de Defesa do Consumidor discute reajuste de combustíveis

Procon Estadual quer explicação das distribuidoras de combustíveis para o aumento de R$ 0,18 por litro da gasolina

Procon realiza reunião para apurar alta dos combustíveis