26/08/2012 11h39 - Atualizado em
22/12/2016 16h18
Anatel vai fiscalizar contas de celular
Diante das muitas reclamações de clientes devido a cobranças indevidas e serviços não prestados, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, nesta quinta-feira (23), que vai fiscalizar o sistema de cobrança de faturas das operadoras de telefonia celular.
Na semana passada, o conselho diretor da Anatel julgou dois processos, contra a Claro e a Vivo, sobre denúncias por cobrança, nas faturas de clientes, de chamadas que não foram feitas. A Vivo foi multada em R$ 3,4 mil, e a Claro, em R$ 15,3 mil.
De acordo com a Gerente de atendimento do Procon-ES Anelisa Real, no ano de 2011 foram registradas 845 reclamações de consumidores, referentes a cobrança indevida. Neste ano, 617 consumidores já recorreram ao Procon para registrar suas queixas.
As maiores reclamações contra as empresas de telefonia móvel são: cobrança indevida, recusa injustificada em prestar o serviço e rescisão ou alteração de contrato.
O Procon-ES orienta que o consumidor tem o direito de pedir à operadora o detalhamento da conta de celular, mesmo se for um plano pré-pago. Se o cliente constatar que houve cobrança indevida, ele deve entrar em contato com a operadora para pedir esclarecimentos e a restituição do valor.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 151, por meio do Atendimento Eletrônico, disponível no site do Procon Estadual (www.procon.es.gov.br), pessoalmente na sede do Instituto no Centro de Vitória ou na unidade do Procon no Faça Fácil em Cariacica.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon-ES
Amanda Ribeiro / Deborah Soares
Tels.: (27)3132-1840 / 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br
Na semana passada, o conselho diretor da Anatel julgou dois processos, contra a Claro e a Vivo, sobre denúncias por cobrança, nas faturas de clientes, de chamadas que não foram feitas. A Vivo foi multada em R$ 3,4 mil, e a Claro, em R$ 15,3 mil.
De acordo com a Gerente de atendimento do Procon-ES Anelisa Real, no ano de 2011 foram registradas 845 reclamações de consumidores, referentes a cobrança indevida. Neste ano, 617 consumidores já recorreram ao Procon para registrar suas queixas.
As maiores reclamações contra as empresas de telefonia móvel são: cobrança indevida, recusa injustificada em prestar o serviço e rescisão ou alteração de contrato.
O Procon-ES orienta que o consumidor tem o direito de pedir à operadora o detalhamento da conta de celular, mesmo se for um plano pré-pago. Se o cliente constatar que houve cobrança indevida, ele deve entrar em contato com a operadora para pedir esclarecimentos e a restituição do valor.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 151, por meio do Atendimento Eletrônico, disponível no site do Procon Estadual (www.procon.es.gov.br), pessoalmente na sede do Instituto no Centro de Vitória ou na unidade do Procon no Faça Fácil em Cariacica.
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