10/05/2007 11h37 - Atualizado em 22/12/2016 16h03

Aparelhos telefônicos são os primeiros em lista de reclamações contra produtos

O aparelho de telefone é o campeão de reclamações, relacionadas a produtos, no Procon Estadual. Desde o início do ano, o Instituto já registrou mais 768 atendimentos relacionados ao segmento, que engloba aparelhos de telefones convencional e celular.

Segundo dados do Sindec, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, os principais problemas estão relacionados à falta de peça para reposição, garantia, demora ou não entrega do produto. Além disso, reclamações contra publicidade enganosa, produtos entregues com defeito e contratos também são comuns.

Outra dificuldade enfrentada pelos consumidores acontece quando os aparelhos têm que ser levados à assistência técnica. Muitas vezes o defeito não é sanado dentro do prazo legal de 30 dias ou ainda o consumidor tem que voltar à assistência pois o aparelho apresenta o mesmo problema.

Na lista dos produtos mais reclamados, logo após os aparelhos de telefones, surgem aparelhos de DVD e os produtos de informática, com 257 e 256 reclamações respectivamente. Nos primeiros cinco meses do ano, o Procon Estadual registrou 9.543 atendimentos, sendo que 3.200 estão relacionados a produtos.

A orientação do Procon Estadual é que a aquisição dos aparelhos e também dos acessórios deve ser feita sempre em lojas autorizadas, com o produto lacrado e na embalagem original. Além disso, é fundamental ler atentamente o termo de garantia e sempre pedir a nota fiscal.

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