06/05/2011 13h30 - Atualizado em 22/12/2016 16h16

Cindec discute ausência de atendimento por planos de saúde

O Centro Integrado de Defesa do Consumidor (Cindec), composto pelo Procon Estadual, Ministério Público Estadual e Delegacia de Defesa do Consumidor, se reuniu nesta quinta-feira (05), para discutir as dificuldades enfrentadas pelos usuários dos planos de saúde Vita Saúde e Total Vida. O maior problema é a ausência de atendimento aos consumidores credenciados a estes planos. Também foram convidados a participar do encontro, o Ministério Público Federal e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A ANS informou que foi instituído o Regime de Direção Fiscal para o plano de saúde Total Vida. Este regime ocorre quando uma operadora de saúde fica sob acompanhamento especial da Agência Nacional de Saúde Suplementar em decorrência de anormalidades graves de natureza administrativa e/ou econômico-financeira, que ponham em risco a continuidade ou a qualidade do atendimento à saúde. Essa auditoria vai verificar se houve ou não a correta aplicação dos recursos resultantes do ciclo operacional da empresa.

Desde 2010 o Procon Estadual vem recebendo inúmeras reclamações de consumidores, usuários de planos de saúde operados pela Total Vida e Vita Saúde, pela falta de atendimento em hospitais, clínicas médicas e realização de exames. As principais reclamações envolvem recusa, negativa de atendimento e diminuição da rede credenciada.

“Consumidores que por anos arcaram com as mensalidades dos planos de saúde, relatam a falta de atendimento prestado pelos planos Vita Saúde e Total Vida, dizendo que têm recorrido ao Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento. Não podemos permitir esse tipo de situação”, explica Antonio Caldas Brito, diretor presidente do Procon Estadual, Antonio Caldas Brito.

Segundo Brito, o objetivo da reunião foi cobrar da ANS providências que reflitam positivamente nesses usuários. “A preocupação do Procon Estadual é de que os consumidores que estejam sob tratamentos médicos, gestantes e idosos não fiquem desamparados”, diz.

Amanda Ribeiro / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9943-1374