03/04/2009 12h00 - Atualizado em 22/12/2016 16h13

CINDEC realizou I Fórum do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor

Aconteceu nesta sexta-feira (03), no Auditório I da Assembléia Legislativa, o I Fórum do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor. O evento, que reuniu mais de 70 participantes, foi uma realização do CINDEC- Centro Integrado de Defesa do Consumidor através do Procon Estadual, do CADC-MJ - Centro de Apoio à Defesa do Consumidor do Ministério Público e da DECON-Delegacia de Defesa do Consumidor.

Segundo o diretor presidente do Procon Estadual, Antonio Caldas Brito, o objetivo do Fórum foi alcançado. “Conseguimos reunir representantes da maioria do procons municipais capixabas, discutir temas polêmicos a favor da defesa do consumidor e firmar entendimentos para a consolidação do Fórum, que terá, daqui para frente, reuniões periódicas”, afirma Caldas Brito.

Na abertura do evento o Presidente do Procon Estadual fez exposição sobre a estruturação do SIDECON-ES - Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, destacando seus objetivos.

Em seguida, o Promotor de Justiça, Saint’Clair Luiz do Nascimento Júnior mediou um debate sobre precificação.

Para a gerente de fiscalização do Procon Estadual, Denize Izaita, é da maior relevância esse tipo de evento. “Unificando entendimentos conseguimos maior eficácia nas ações pela proteção e defesa do consumidor,” registra.

No períoda da tarde foi a vez da palestra e do workshop sobre o Decreto nº 6.523/2008, que regulamenta os Serviços de Atendimento Telefônico ao Consumidor - SAC. A gerente de atendimento do Procon Estadual, Lorena Tamanini, esclareceu os pontos mais relevantes da nova legislação e destacou sua importância. “Os órgãos de defesa do consumidor, integrados, devem fiscalizar com firmeza o cumprimento dessa legislação e para que isso ocorra nossa inteira atenção às denúncias dos consumidores é fundamental”, diz Lorena.

Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9943-1374