29/08/2007 09h37 - Atualizado em 22/12/2016 16h03

Compra de brinquedos exige cuidados

As recentes notícias envolvendo “recalls” de empresas fabricantes de brinquedos em todo o mundo levantaram questões sobre segurança e cuidados que os pais devem tomar na hora de comprar presentes para as crianças. Segundo a gerente de atendimento do Procon Estadual, Lorena Tamanini, para o consumidor não ter problemas no pós-compra é preciso tomar alguns cuidados.

A principal dica, segundo a gerente, é comprar apenas os brinquedos com o selo do Inmetro, que vale tanto para os produtos nacionais quanto para os importados. “O selo do Inmetro garante um maior nível de segurança ao produto”, explica.

Alguns brinquedos possuem peças muito pequenas, e que podem ser engolidas. Por isso, os pais devem prestar atenção à idade indicativa do brinquedo. “É preciso selecionar o produto de acordo com a faixa etária da criança”, acrescenta a gerente.

Além disso, é fundamental o consumidor não comprar brinquedos no comércio informal, como em feiras e camelôs. Segundo Lorena Tamanini, os produtos adquiridos nesse tipo de comércio não possuem nenhuma garantia legal. “Nesses casos, os órgãos de defesa do consumidor ficam impossibilitados de acionar a responsabilidade tanto do comerciante quanto do fabricante”, explica.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon-ES
Marcela Pedroni / Breno Arêas
Tels.: 3132-1840 / 3381-6222 / 9943-1374
imprensa@procon.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard