25/09/2014 07h52 - Atualizado em 22/12/2016 16h27

Dia do Estagiário: Procon-ES homenageia os agentes da defesa do consumidor

Nesta quinta-feira (25), é comemorado o Dia Estadual do Estagiário, instituído pela Lei Estadual nº 9.170/2009. Diante desta data, nada mais justo que homenagear aqueles que contribuem com o dia a dia do Procon-ES e trabalham para que os direitos dos consumidores sejam respeitados.

Parte da equipe do Procon Estadual é composta por antigos estagiários que, hoje, ocupam funções estratégicas como diretor, gerente, assessor jurídico, coordenador de atendimento, atendente, fiscal e técnico de informática. Estagiários dedicados que se viram apaixonados pelo direito do consumidor e pelo setor público e, com muito carisma e profissionalismo, atuaram de forma a melhorar a vida do cidadão capixaba, solucionando os seus problemas de consumo e aplicando penalidades para as empresas que desrespeitam a legislação.

Estudantes de direito, quase todos começaram a sua carreira no setor de atendimento ao público. O conselho para quem quer começar na área é unânime: dedicação, persistência, paciência e determinação.

O atual diretor jurídico do Procon-ES e advogado especializado em defesa do consumidor, Igor Britto, atua há 14 anos na área. Igor relembra que quando começou no Procon-ES, no ano 2000, a estrutura era bem precária. Não havia computadores, os atendimentos eram registrados à mão em folha com carbono. “Quando recebemos os primeiros computadores fiz o modelo da primeira folha de atendimento que começou a ser utilizada”, conta.

O diretor diz ainda que alguns atendimentos que realizou contribuíram para que pudesse estudar, se especializar e entender sempre mais sobre os direitos dos consumidores. “Os estudantes devem prestar atenção no presente porque as escolhas refletem no futuro. Os jovens devem se apaixonar por uma profissão desde logo, se dedicar e dar sempre o seu melhor. Devem trabalhar naquilo que gostam e sejam apaixonados, sem se importar tanto com a remuneração porque isso é consequência”, ressalta.

Assim como o Igor, outros dez servidores começaram a carreira como estagiários. Rodrigo Cristello, atual gerente de fiscalização entrou em 2006. Na turma de 2007 temos André Marques, assessor jurídico; Lívia Lauff, auditora do Cadastro de Reclamações Fundamentadas; e Luciano Xavier, fiscal.

Para Rodrigo, a maior motivação para trabalhar com o direito do consumidor são os resultados obtidos com a retirada do mercado de produtos impróprios ao consumo e de produtos adulterados, o que previne qualquer tipo de lesão à coletividade. “É um trabalho gratificante”, diz.

O assessor jurídico André Marques, que passou pela triagem, atendimento, fiscalização e jurídico, conta que se interessou pela área consumerista porque seu pai era escrivão da Delegacia do Consumidor.

Já Lívia Lauff, que sonha em passar em um concurso público, diz que a maior motivação vem da satisfação dos consumidores em ter o problema resolvido. “A gente consegue resolver o problema de consumidores que se encontram em uma situação de fragilidade e eles ficam muito agradecidos”, ressalta.

O fiscal Luciano Xavier relembra uma situação que marcou a sua passagem pelo atendimento. “Fico arrepiado só de falar. Atendi um consumidor que possuía uma renda mensal de R$ 15 mil e recorreu ao Procon porque estava superendividado e suplicava por ajuda para negociar as dívidas. Ele contou que possuía um sítio e, atendendo ao pedido do filho de 9 anos, comprou um cavalo. Em um desses passeios, a criança caiu, bateu a cabeça e faleceu. Desde então ele começou a comprar compulsivamente para tentar aplacar a dor, comprava coisas que o filho gostaria de ter. Conversamos muito, consegui ajudá-lo e ele voltou para me agradecer e disse que conseguiu dar um rumo na vida”, relembra.

No ano de 2009, chegaram para a equipe a Vanessa Monjardim, atual chefe do cartório e o técnico de TI, Fábio Firmino. Vanessa diz que o que mais mexe com ela é a situação de hipervulnerabilidade e fragilidade dos idosos que são enganados por instituições financeiras e chegam ao Procon chorando e desabafando e consumidores com problemas de saúde que precisam de autorização para a realização de cirurgia.

Fábio - o “salvador” para os momentos em que o computador dá aquela “travadinha” e insiste em desobedecer aos nossos comandos ou quando a impressora não quer imprimir - diz que é ligado à área de informática desde criança. “Me marcou o fato de ter o meu trabalho reconhecido e poder continuar a trabalhar aqui mesmo com o fim do meu estágio”.

Ednéia Dal’ Col, membro do corpo jurídico do Procon-ES, entrou para o time em 2011 e diz que trabalhar no Procon é um grande aprendizado para estudantes de direito. Saulo Maia, que também integra a equipe jurídica, diz que se identifica muito com a área. Aline Cesconetto, nomeada no mesmo ano, percorre todo o Espírito Santo com o Procon Móvel, ajudando os consumidores mais vulneráveis a solucionar os seus problemas de consumo.

Já Luana Rodrigues, coordenadora do atendimento, relembra uma história que lhe marcou e que aconteceu há apenas cinco meses. “Um consumidor idoso, que morava em Colatina, veio para Vitória para uma consulta médica. Perdeu o bilhete de passagem do ônibus e a empresa disse que ele precisaria esperar 30 dias para conseguir outra gratuidade. Não tendo para onde ir, o senhor dormiu cinco noites na rua e resolveu vir ao Procon ver se conseguiria a passagem em um tempo menor. Liguei para a empresa e consegui que dessem uma nova passagem ao senhor. O pessoal daqui do atendimento se reuniu e pagou comida para ele e compramos uma blusa de frio para que ele pudesse voltar confortavelmente para Colatina”, conta.

“A vida passa por vários estágios. Um deles é a busca de experiências para se tornar um grande profissional. Os jovens devem dedicar-se e aproveitar essa oportunidade. Temos grandes exemplos aqui no Procon”, diz o diretor-presidente do Procon Estadual, Paulo Barbosa.

Do Procon-ES para o Ministério da Justiça

Lorena Tamanini é coordenadora do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, diretora substituta do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e terceira maior autoridade da defesa do consumidor no Brasil. Capixaba, natural de Santo Antônio em Vitória, começou sua carreira na área de direito do consumidor no Procon-ES em 2002.

Durante os anos de atuação no Procon-ES, Lorena pode presenciar o desenvolvimento e crescimento do órgão. “No início tínhamos poucas ferramentas de trabalho. O Procon foi crescendo, se desenvolvendo, lançando novos projetos e ampliando os canais de atendimento para o cidadão”, diz.

Lorena conta que a maior motivação para trabalhar com a defesa do consumidor é acreditar que possa estar contribuindo de verdade para melhorar a vida das pessoas e deixa uma mensagem para quem está começando. “Respeite seus ideais e foque naquilo que faz sentido para o seu crescimento profissional e pessoal. No estágio permita-se viver diversas experiências e permaneça aberto para todo conhecimento que receber. Jamais pense nessa oportunidade exclusivamente como uma fonte de renda, não vale a pena”, ressalta.

Programa Jovens Valores oferece oportunidades de estágio

Estudantes do ensino técnico, médio e superior podem se candidatar a uma vaga de estágio em diversos órgãos da Administração Pública Estadual. Atualmente, o Programa Jovens Valores é uma grande chance de aprendizado e estímulo profissional para mais de 2.700 jovens.

Para participar do programa, o estudante deve estar matriculado e frequentando as aulas, possuir mais de 16 anos, não estar empregado e não ter outro vínculo de estágio. A bolsa é de R$ 570,44 para uma carga horária de 20 horas semanais. O Programa Jovens valores possui critérios de classificação como participação em programas sociais e de dados da escola onde estiver matriculado (índice de evasão escolar e desempenho no Enem).

As inscrições para o programa são realizadas prioritariamente no site do Programa Jovens Valores (www.jovensvalores.es.gov.br).

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