16/01/2013 10h04 - Atualizado em 22/12/2016 16h18

Estado Presente: projetos sociais do Procon-ES beneficiaram quase 10 mil pessoas em 2012

No ano de 2012, os projetos Procon Móvel e Consumidor Cidadão, ações desenvolvidas pelo Procon Estadual, por meio de convênio com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), beneficiaram 9.606 pessoas, entre adultos, crianças e jovens, moradores das comunidades contempladas pelo programa do Governo do Estado, Estado Presente. Desse total, 2.472 atendimentos foram realizados aos consumidores com problemas relativos às relações de consumo e 7.134 crianças e jovens de escolas públicas municipais assistiram às palestras educativas sobre direitos básicos do consumidor e consumo consciente.

O Procon Móvel - um ônibus totalmente adaptado - levou às comunidades, instrumentos de proteção e defesa do consumidor e o fortalecimento da cidadania, por meio de orientações, esclarecimentos, atendimentos preliminares aos consumidores e distribuição de material educativo. Os problemas mais comuns estavam relacionados a crédito consignado, telefonia móvel e fixa, água, energia elétrica e garantia de produtos. Já o projeto Consumidor Cidadão, desenvolveu atividade educativa, interativa e lúdica com o público infanto-juvenil propagando conhecimentos básicos sobre direito do consumidor, consumo consciente, sustentabilidade e mercado de trabalho.

Segundo o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, o objetivo dos projetos é intervir diretamente nessas comunidades com alto índice de vulnerabilidade social e violência, orientando sobre cuidados na compra de produtos, contratação de serviços e também registrando reclamações.

“É o Procon mais perto do consumidor, que muitas vezes não tem condição de ir até o órgão reclamar ou, até mesmo, nem conhece os seus direitos para brigar por ele. Nosso papel é ajudar na solução de problemas e educar essas comunidades mais vulneráveis, preparando-as para lidar com as diversas situações enfrentadas no dia-a-dia no mercado de consumo”, informa o diretor.

Benefícios alcançados

Procon Móvel

Lançado em maio de 2011, o projeto Procon Móvel superou as expectativas. A meta era de 8.000 atendimentos em bairros da Grande Vitória, pré-estabelecidos pelo Pronasci, no período de um ano. Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), o resultado foi de 11.174 consumidores atendidos.

Consumidor Cidadão

Lançado em setembro de 2011, o Consumidor Cidadão tem como objetivo produzir e difundir em crianças e jovens, conhecimentos básicos sobre direito do consumidor, tornando-as multiplicadoras da defesa do consumidor e educar para o consumo consciente de produtos e serviços, por meio de palestras, vídeos, jogos, apresentação teatral e distribuição de material educativo.

Segundo depoimento dos diretores das escolas visitadas, o projeto Consumidor Cidadão levou mais conhecimento, não só para os alunos, como também para os professores e funcionários das instituições de ensino. Destacaram também, a importância do projeto para o trabalho sociopedagógico desenvolvido pelos professores. O projeto foi elogiado por coordenadores que demonstraram interesse em continuar trabalhando o tema na escola, ressaltando, ainda, a importância da inclusão da disciplina “Direito do Consumidor” como obrigatória nas grades escolares.

A equipe de trabalho relata a interação de alunos que respondiam corretamente as perguntas sobre direito do consumidor. Questionadas, as crianças informaram que já haviam assistido à palestra em uma visita do projeto a outra escola no ano de 2011. A equipe informou também, que muitos pais e avós os procuravam nas escolas durante a semana de trabalho, elogiando e informando que a criança chegou em casa explicando o que havia aprendido.

Amanda Ribeiro / Deborah Soares
Tels.: (27) 3132-1840 / 9975-2490