27/06/2008 09h28 - Atualizado em 22/12/2016 16h07

Frangos com excesso de água são retirados do mercado pelo Procon Estadual

Atendendo à decisão do Ministério da Agricultura de suspender a comercialização dos frangos congelados produzidos pelas empresas Real Alimentos Ltda, Avivar Alimentos S.A e Rigor Alimentos Ltda, o Procon Estadual começou nessa quinta-feira (26) uma fiscalização para a retirada dos produtos do mercado.

Por meio de ofício, o Ministério da Agricultura submeteu as três empresas ao ‘regime especial de fiscalização’, suspendendo a expedição e venda de produtos específicos.

A Real Alimentos teve suspensa a expedição e venda de frangos congelados/resfriados e frangos temperados congelados/resfriados e na Avivar Alimentos foi suspensa a expedição e venda de cortes temperados de frango congelado/resfriados. Já a Rigor Alimentos teve suspensa a expedição e venda de todos os produtos de carne de aves in natura, temperados, congelados e resfriados.

Para a liberação será necessário que as empresas revisem e apresentem ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal o seu programa de prevenção e controle de adição de água aos produtos para análise, incluindo a indicação da possível causa de descontrole do processo e as ações corretivas para as falhas identificadas.

De acordo com a Portaria de nº 210/98, do Ministério da Agricultura, é permitida a absorção de, no máximo, 6% de água no frango.

Apreensões

Até esta sexta-feira (27), o Procon Estadual já havia apreendido mais de cinco toneladas de frango congelado das empresas proibidas de comercializar o produto no país. A orientação é que os próprios fornecedores retirem os produtos do mercado. A ação de fiscalização continuará na próxima semana.

Informações à Imprensa:
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9943-1374 / 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard