11/05/2016 09h38 - Atualizado em 22/12/2016 16h01

Inadimplência cresce e consumidor busca a negociação das dívidas

Segundo a Serasa Experian, o Brasil possui 59 milhões de consumidores inadimplentes, o maior número registrado em cinco anos. As dívidas não quitadas somam R$225 milhões. Já o Espírito Santo, segundo a CDL Vitória, tem hoje 594.343 inadimplentes. O número cresceu 10,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Nesse contexto, a necessidade de negociar as dívidas aumentou e assumiu a primeira posição em volume de demandas oriundas dos Procons e recepcionadas pelos bancos. O Banco Central registrou um crescimento de 92% de 2014 para 2015.

A pesquisa de endividamento das famílias (PEIC) da Confederação Nacional do Comércio (CNC) revelou, em março de 2016, que 23,5% das famílias brasileiras possuíam dívidas em atraso, contra 17,9%, no mesmo período de 2015. Desse total, 8,3% das famílias declararam que não terão condições de pagar suas dívidas, contra 6,2% em março de 2015.

Esse cenário refletiu diretamente na busca por negociação de dívidas na sede do Procon-ES. No ano de 2014, o setor de cálculo e negociação atendeu 3.624 consumidores que desejavam acertar a vida financeira. Em 2015, esse número subiu para 4.720 e, nos quatro primeiros meses de 2016, já foram realizados 2.885 atendimentos.

Ainda no ano passado, esses dados despertaram a necessidade de ajudar os consumidores a negociarem as suas dívidas e ampliar a capacidade de atendimento do Procon-ES, o que deu início aos mutirões de negociação.

Aproximadamente 93% dos atendimentos realizados pelo setor de cálculo do Procon Estadual estão relacionados à renegociação das dívidas. “Desses consumidores atendidos, cerca de 30% estão na condição de superendividado, ou seja, sem condições de suprir as necessidades básicas como alimentação, moradia e transporte. Isso nos preocupou muito e, por esse motivo, tivemos a iniciativa de realizar os mutirões”, explicou a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita.

O primeiro mutirão foi realizado na sede do Procon-ES, no Centro de Vitória, no período de 17 a 21 de agosto de 2015, contando com a participação de 13 empresas, totalizando 2.434 atendimentos. A segunda edição foi realizada no Ginásio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, Vitória, no período de 19 a 29 de outubro do mesmo ano e contou com a participação de 14 entidades, realizando 15.067 atendimentos e negociando mais de R$ 32 milhões em dívidas. Já o terceiro mutirão foi realizado no Ginásio Poliesportivo Presidente João Goulart (Tartarugão), em Vila Velha, durante os dias 02 a 06 de maio de 2016, com 5.680 atendimentos e mais de R$13 milhões em dívidas negociadas.

“A primeira e a segunda edição do mutirão superaram as nossas estimativas de atendimento, havendo o registro de longas filas e muita procura, porque não era frequente esse tipo de ação e os consumidores também não tinham conhecimento de que o Procon Estadual faz negociação de dívidas. Já na terceira edição, realizada em Vila Velha, a distribuição de senhas transcorreu com tranquilidade e a fila não foi muito grande. Percebemos também que nove de cada dez consumidores ouvidos no ginásio relataram desemprego”, ressaltou a diretora.

Balanço do 3º Mutirão de Negociação de Dívidas

Na última semana, o Procon-ES, em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, realizou entre os dias 02 e 06 de maio o 3º Mutirão de Negociação de Dívidas, no Ginásio Poliesportivo Presidente João Goulart (Tartarugão), no município de Vila Velha.
Participaram da ação a EDP, Cesan, Dacasa Financeira, Avista, Banestes, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Grupo América Móvil (Net e Claro), Oi/Telemar e CDL Vila Velha. O Conselho Regional de Economia esteve presente auxiliando os consumidores com o planejamento do orçamento doméstico e portabilidade de dívidas.

Durante a ação, 5.680 atendimentos foram realizados por instituições bancárias, financeiras, empresas de água, energia elétrica e telefonia, proporcionando aos consumidores a oportunidade de negociar as dívidas e limpar o nome.

Compareceram ao mutirão, além de moradores da Região Metropolitana da Grande Vitória, consumidores do interior do Espírito Santo como Rio Bananal, Alfredo Chaves, Marechal Floriano, Paraju, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Pinheiros e Itapemirim.

O total das dívidas dos consumidores participantes foi de R$13.419.063,76 milhões. Desse montante, foram negociados R$5.181.391,89, com economia de R$ 8.175.371,91, que seriam pagos em juros, representando uma redução média de 61,39% no valor da dívida.

A empresa campeã de desconto foi a financeira Avista, seguida do Banestes, da Dacasa, da Caixa Econômica Federal, do Bradesco, da Oi, da Claro, da Cesan, do Banco do Brasil e da Escelsa.

Tel.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490
Atendimento ao Consumidor: 151