02/02/2016 08h45 - Atualizado em 22/12/2016 16h01

Procon-ES divulga empresas mais reclamadas no Estado

Os Procons de todo o país divulgam em conjunto com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), o Boletim Sindec 2015. A publicação apresenta uma breve análise sobre as demandas de consumo levadas aos Procons que são integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) durante o ano passado.

O Boletim Sindec permite à sociedade o acesso a informações sobre as empresas mais demandadas nos órgãos públicos de defesa do consumidor e os principais problemas apresentados de forma a orientar as pessoas na escolha de produtos e serviços. Além disso, incentiva os fornecedores a aprimorar o atendimento ao consumidor, a qualidade dos produtos e serviços ofertados, e garante o permanente controle social sobre o mercado de consumo, com vistas a seu aperfeiçoamento.

No Espírito Santo, atualmente 25 Procons encontram-se integrados ao Sindec e juntos registraram 127.393 atendimentos em 2015, um crescimento de 17,58% comparado aos últimos dois anos. O Procon Estadual realizou 60.038 atendimentos aos consumidores capixabas, representando 47,13% do total dos Procons do Estado.

No Estado, os segmentos mais reclamados são cartão de crédito, representando 13% das demandas; seguido de telefonia celular; telefonia fixa; banco comercial; TV por assinatura; aparelho celular; financeira; cobrança indevida por concessionária de energia elétrica; móveis e eletrodomésticos da linha branca.

As empresas mais reclamadas pelos capixabas foram, em primeiro lugar, a Vivo/Telefônica/GVT; seguida da Oi fixo e celular; Claro/Embratel/Net e em quarto lugar aparece o Banco Itaú. Em quinto lugar no ranking encontra-se a Escelsa; seguida da Caixa Econômica Federal; Bradesco; Sky; Casas Bahia/Ponto Frio/CNova/Extra/Pão de Açúcar e em décimo lugar aparece a Dacasa Financeira.

A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, explica que no ranking geral de reclamações nos Procons do país, apresentado pelo Boletim Sindec 2015, telefonia celular ocupa a primeira posição. No Espírito Santo, Alagoas, Ceará e Pernambuco, cartão de crédito apresenta-se como o segmento mais reclamado. A principal demanda de cartão de crédito no Procon-ES está relacionada a procura por cálculo de prestações e negociação de dívidas.

“No último ano, o setor de cálculo e negociação de dívidas do Procon-ES registrou 4.722 atendimentos, enquanto os mutirões de negociação de dívidas totalizaram 17.501. O Instituto é um dos poucos Procons do Estado que realiza esse tipo de atendimento e os mutirões têm proporcionado tranquilidade financeira aos lares de muitas famílias”, ressalta a diretora.

Denize informa ainda que os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigentes dos seus direitos. “Por meio deste Boletim, o consumidor poderá conhecer o ranking dos fornecedores mais reclamados, bem como o índice de solução diante das reclamações, de forma a orientá-lo na escolha das empresas para se relacionar”, diz.

Sindec

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) é o sistema informatizado que integra o atendimento realizado por Procons de 26 estados, do Distrito Federal e de 336 municípios. Como vários destes institutos contam com mais de uma unidade, o Sistema abrange 641 unidades espalhadas por 440 cidades brasileiras.

Tel.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490
www.facebook.com/procones