02/01/2014 12h14 - Atualizado em 22/12/2016 16h22

Procon-ES realizou mais de 50 mil atendimentos em 2013

Em 2013, o Procon Estadual realizou 52.169 atendimentos aos consumidores capixabas. Desse total, apenas 6.988 audiências de conciliação foram realizadas. O restante dos atendimentos foram solucionados de maneira preliminar, ou seja, sem necessidade de abertura de processo e realização de audiências, solucionando com mais rapidez as demandas que chegam ao Instituto.

O diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, explica que hoje cerca de 90% dos atendimentos registrados são solucionados sem a necessidade de realização de audiência. Os fornecedores disponibilizam um contato direto com o Instituto e os atendimentos acontecem por meio de um telefonema ou envio de carta por e-mail ao fornecedor.

“Muitas empresas disponibilizam um canal direto de atendimento com o Procon-ES e solucionam o problema dos consumidores com mais rapidez. É importante frisar que esses atendimentos não integram o Cadastro de Reclamações Fundamentadas”, destaca.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), entre os assuntos mais reclamados pelos consumidores no ano de 2013 estão: bancos comerciais, cartões de crédito, telefonia fixa, telefonia celular, aparelhos eletrônicos, aparelhos de telefone, financeiras, móveis, TV por assinatura e eletrodomésticos.

Os problemas mais frequentes estão relacionados à cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades, cláusula abusiva e rescisão), produto com vício, antecipação de financiamento (boleto para quitação) e cálculo de prestação/taxa de juros.

Em relação aos fornecedores mais reclamados no Procon Estadual, em primeiro lugar no ranking está a Oi/Telemar, seguida da Vivo, Banco Bradesco e Banco BMG. Em quinto lugar aparece o Banco Itaú, seguido da BV Financeira, Escelsa, Banco Santander, Dacasa Financeira, e em décimo lugar no ranking está a Caixa Econômica Federal.

Dúvidas e reclamações

Os consumidores podem registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, Centro de Vitória, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta, ou na Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados até às 13 horas. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro / Deborah Soares
Tels.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490
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