11/04/2006 11h42 - Atualizado em 22/12/2016 15h58

Procon Estadual alerta para golpes do “empréstimo”

Depois de efetuado o depósito, o empréstimo não se concretiza e o consumidor, vítima de um golpe, liga desesperado para o Procon. No entanto, geralmente não há como localizar a empresa, que normalmente está fora do Estado. Nestes casos, cabe ao órgão orientar a vítima do golpe a fazer um boletim de ocorrência.

Nos últimos 12 meses, o Procon Estadual registrou 657 reclamações relacionadas a financeiras. Dos assuntos reclamados, os problemas como o não cumprimento de contratos está em terceiro lugar, perdendo apenas para cobranças indevidas e cálculo de prestação em atraso.

Para evitar que o consumidor caia nesse tipo de armadilha, o secretário executivo do Procon Estadual, Celso Caldas, traz algumas orientações. “Antes de fazer um empréstimo, o consumidor deve se certificar de que a empresa é segura, ligada ao Banco Central e que tem uma sede. Não se deve fazer depósito algum sem que se comprove a idoneidade da empresa. Caso se tenha dificuldades para saber essas informações, o consumidor pode entrar em contato com o Procon”, disse.

Segundo ele, o consumidor pode checar se a financeira está certificada com o Banco Central pelo 0800-99-2345, além de procurar a orientação do Procon Estadual.

Informações à Imprensa:
Marcela Pedroni / Danielle Cariello
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