24/07/2013 13h35 - Atualizado em
22/12/2016 16h21
Procon Estadual: aumenta o número de atendimentos relacionados a quitação de empréstimos
Os assuntos financeiros lideram o ranking dos atendimentos no Procon Estadual. Somente nesta terça-feira (23), o segmento representou 90% dos atendimentos realizados pelo órgão. A maior demanda se refere à solicitação de boleto para quitação de débitos e, na maior parte, por idosos. Somente neste ano, o órgão já atendeu mais de 10.900 consumidores com problemas na área financeira. Desse total, mais de 2.600 consumidores solicitaram o boleto para quitação de empréstimos.
Segundo o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, o mais preocupante é que o consumidor não tem interesse em quitar seus empréstimos para ficar livre da dívida, e sim, para fazer mais empréstimos. “Isso está se tornando uma epidemia que precisa ser tratada. O superendividamento interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas gerando tensões, problemas familiares e até depressão,” explica.
O diretor destaca que muitos consumidores sequer procuram as instituições financeiras para solicitarem o boleto para quitação antecipada do seu débito, pois são orientados por agentes financeiros a recorrerem ao Procon, pois o órgão consegue o documento em poucos dias.
“Os consumidores, em sua grande maioria, os idosos, são abordados por agentes financeiros nas ruas que prometem o refinanciamento do empréstimo a juros baixos e compensadores e não é o que acontece. É importante frisar que os agentes convencem o aposentado a ‘vender’ a dívida para outras instituições financeiras e que boa parte da realização de novos empréstimos os submeterá à cobrança de juros maiores que o contratado. Esses agentes ganham comissões para realizarem a venda”, alerta o diretor.
Essa situação está se tornando rotineira no Procon e tem preocupado os órgãos de defesa do consumidor. Os idosos são vulneráveis e muitas vezes não possuem o discernimento para analisar se o novo contrato será realmente vantajoso e atenderá às suas necessidades e condição financeira. Por esse motivo, acabam se iludindo com promessas ditas vantajosas, comprometendo o orçamento familiar e contraindo novas dívidas.
“O Centro Integrado de Defesa do Consumidor (Cindec), formado pelo Procon-ES, Ministério Público Estadual e Delegacia do Consumidor, tem se reunido para discutir a oferta indiscriminada de crédito, que tem favorecido o superendividamento dos capixabas. Outra situação recorrente é de instituições que deixam de fornecer o boleto de quitação para manter o vínculo com o aposentado, informa o diretor.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro
Tels.: (27) 3132-1840 / 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br
Segundo o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, o mais preocupante é que o consumidor não tem interesse em quitar seus empréstimos para ficar livre da dívida, e sim, para fazer mais empréstimos. “Isso está se tornando uma epidemia que precisa ser tratada. O superendividamento interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas gerando tensões, problemas familiares e até depressão,” explica.
O diretor destaca que muitos consumidores sequer procuram as instituições financeiras para solicitarem o boleto para quitação antecipada do seu débito, pois são orientados por agentes financeiros a recorrerem ao Procon, pois o órgão consegue o documento em poucos dias.
“Os consumidores, em sua grande maioria, os idosos, são abordados por agentes financeiros nas ruas que prometem o refinanciamento do empréstimo a juros baixos e compensadores e não é o que acontece. É importante frisar que os agentes convencem o aposentado a ‘vender’ a dívida para outras instituições financeiras e que boa parte da realização de novos empréstimos os submeterá à cobrança de juros maiores que o contratado. Esses agentes ganham comissões para realizarem a venda”, alerta o diretor.
Essa situação está se tornando rotineira no Procon e tem preocupado os órgãos de defesa do consumidor. Os idosos são vulneráveis e muitas vezes não possuem o discernimento para analisar se o novo contrato será realmente vantajoso e atenderá às suas necessidades e condição financeira. Por esse motivo, acabam se iludindo com promessas ditas vantajosas, comprometendo o orçamento familiar e contraindo novas dívidas.
“O Centro Integrado de Defesa do Consumidor (Cindec), formado pelo Procon-ES, Ministério Público Estadual e Delegacia do Consumidor, tem se reunido para discutir a oferta indiscriminada de crédito, que tem favorecido o superendividamento dos capixabas. Outra situação recorrente é de instituições que deixam de fornecer o boleto de quitação para manter o vínculo com o aposentado, informa o diretor.
Informações à Imprensa:
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Amanda Ribeiro
Tels.: (27) 3132-1840 / 9975-2490
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