22/12/2005 11h51 - Atualizado em 22/12/2016 15h58

Procon Estadual discute tempo de espera em fila de banco

Instituições bancárias terão que encaminhar, no prazo máximo de trinta dias, um posicionamento sobre o que está sendo promovido para solucionar o tempo excessivo que os consumidores gastam em filas de bancos, a fim de que seja negociado um Termo de Ajuste de Conduta para atender, de forma coerente, às necessidades do consumidor capixaba.

Essa decisão foi tomada na última quarta-feira (21), durante uma audiência entre o Procon Estadual e representantes dos Bancos do Brasil, Safra, Bradesco, Banestes, HSBC, Real/Sudameris, Caixa Econômica Federal, Itaú, Rural, Santander, Santander Banespa e com a Associação dos Representantes de Bancos do Estado do Espírito Santo (ARBES), com o objetivo de identificar as medidas adotadas pelas instituições financeiras a fim de cumprir as determinações legais relacionadas ao tempo de espera em fila de banco, especificamente com relação à Lei Estadual 6.226/00.

O secretário-executivo do Procon Estadual, Celso Caldas, informou que cabe ao órgão a coordenação da política estadual de defesa do consumidor e que até a presente data não foi adotada qualquer medida punitiva pela crença de que este trabalho de discussão deveria ser realizado em conjunto entre o órgão de defesa do consumidor estadual e instituições financeiras.

A representante da ARBES, Rosângela Mulin, informou que um estudo para promover um levantamento sobre a situação de cada Banco está sendo iniciado pela Câmara Técnica.

As demais instituições presentes posicionaram-se sobre as medidas já utilizadas pelas agências bancárias, manifestando sugestões no sentido de amenizar o problema, lembrando que o maior patrimônio de todos os Bancos é os consumidores, e parabenizaram o Procon Estadual pela iniciativa, destacando a importância desse órgão de defesa do consumidor na orientação ao capixaba sobre a utilização de meios alternativos de atendimento.

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