04/01/2012 08h05 - Atualizado em 22/12/2016 16h17

Procon Estadual divulga balanço de atendimento do ano de 2011

De janeiro a dezembro de 2011 o Procon Estadual atendeu a 50.929 consumidores capixabas. Desse total, 68% foram realizados na sede do Instituto; 19% na unidade Faça Fácil e; 13% dos atendimentos foram feitos pelo Procon Móvel. De acordo com o diretor presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, o crescimento dos números é reflexo de uma mudança de postura do consumidor. “Atualmente, o consumidor está mais consciente e informado e, por isso luta por seus direitos”, afirma Cardoso.

Entre os fornecedores que mais tiveram queixas no Procon Estadual a empresa, concessionária de energia elétrica, Escelsa, é a líder do ranking, com 16,07% dos atendimentos. Em segundo lugar no ranking aparece o Grupo Itaú (Itaucard, Banco Itaú Unibanco, Hipercard, entre outros), com 13,76% das queixas, seguido das empresas Vivo, com 12,92%; Oi/Telemar, com 12,73% e; do Grupo Bradesco (Banco Bradesco, Finasa, Banco Ibi, Bankpark, entre outros), com 12,67% dos atendimentos.

Em sexto lugar no ranking dos fornecedores com maior número de atendimentos registrados no Procon Estadual está o Banco Santander, com 8,18%; em seguida aparece a empresa Claro, com 7,07%; seguida da Embratel, com 6,25%; da Caixa Econômica Federal, com 5,27% e; da BV Financeira, com 5,03% dos atendimentos no Procon Estadual.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), as áreas mais reclamadas continuam sendo os assuntos financeiros, os produtos, os serviços essenciais (água, luz, telefonia, transporte) e os assuntos privados, respectivamente.

Entre os assuntos mais reclamados pelos consumidores no Procon Estadual estão: bancos comerciais, cartões de crédito, telefonia celular, telefonia fixa, energia elétrica, financeiras, aparelho de telefone, móveis, planos de saúde e produtos de informática. Os problemas mais frequentes estão relacionados à cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).

Informações à Imprensa:
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