05/07/2010 13h25 - Atualizado em 22/12/2016 16h15

Procon Estadual divulga balanço do mês de junho

Durante o mês de junho, o Procon Estadual atendeu a 1.851 consumidores. Do total de atendimentos, 14% foram realizados por meio da ferramenta Atendimento Eletrônico; 15% pelo telefone 151; e mais de 70% realizados pessoalmente.

Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), as áreas mais reclamadas são os assuntos financeiros, com 28% dos atendimentos; os serviços essenciais, com 23%; e os produtos 22%. Os assuntos que receberam mais queixas dos consumidores capixabas são: cartões de crédito, bancos comerciais, telefonia fixa, energia elétrica e telefonia celular, respectivamente.

De acordo com a gerente de atendimento do Procon Estadual, Shirley Gonçalves, os problemas mais frequentes estão relacionados à cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).

Em relação aos cinco fornecedores mais reclamados durante o mês de junho no Procon Estadual, a Escelsa aparece em primeiro lugar no ranking, com 26% das reclamações; seguida da Oi/Telemar, com 25%; do Grupo Itaú-Unibanco, com 20%; do Grupo Bradesco, com 15%; e da Vivo, com 14% das reclamações.

Ainda de acordo com a gerente, é importante destacar o aparecimento da empresa de TV por assinatura Net em 6º lugar no ranking de reclamações do Procon Estadual. “A Net não está cumprindo a liminar que proíbe a cobrança do ponto extra e, por isso, muitos consumidores estão denunciando esse fato ao Procon”, explica. Em junho, depois de solicitar aos consumidores capixabas que denunciassem o descumprimento da liminar ao Procon Estadual, o Instituto comunicou o fato ao Poder Judiciário, a quem cabe tomar as providências legais.

O consumidor pode registrar suas reclamações, pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9943-1374
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