04/08/2009 12h59 - Atualizado em 22/12/2016 16h13

Procon Estadual divulga balanço e bancos comerciais lideram reclamações no mês de julho

Durante o mês de julho o Procon Estadual realizou 2.561 atendimentos aos consumidores capixabas. Desse total, 675 foram realizadas pelo telefone. Entre as empresas que apresentam os maiores índices de reclamações no Procon Estadual estão a Oi/Telemar, Escelsa, Banco Itaú Cartões, Claro, Vivo, Banco Citicard, Embratel, Banco Ibi, Dacasa Financeira e Tim Celular.

Os assuntos mais reclamados no mês continuam sendo os bancos comerciais, com 381 atendimentos; cartões de crédito, com 369; seguidos das telefonias celular, com 239 e fixa com 200 atendimentos.

De acordo com a coordenadora de Atendimento do Procon Estadual, Shirley Gonçalves, o consumidor precisa redobrar a atenção com estes fornecedores. “Ao comprar um produto ou contratar algum tipo de serviço com estas empresas, o consumidor tem que ter muita cautela, pois sabemos que elas lideram as reclamações, o que nos mostra que estas empresas não respeitam o consumidor”, afirma.

Segundo os dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) os segmentos mais reclamados são os assuntos financeiros, com 43% da demanda do Instituto; seguido dos serviços essenciais, com 22%; produtos, 16% e serviços privados, com10% das reclamações dos capixabas.

O consumidor pode registrar suas reclamações, pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, das segundas às sextas-feiras.

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9926-1115
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