11/04/2012 12h23 - Atualizado em
22/12/2016 16h17
Procon Estadual divulga balanço e cobrança indevida lidera reclamações
Durante os três primeiros meses de 2012 o Procon Estadual realizou 12.229 atendimentos aos consumidores capixabas. Desse total, 67% foram realizados na sede do Instituto, na Unidade Faça Fácil ou na Unidade Móvel, 27% por meio do telefone 151 e 6% dos atendimentos foram realizados por meio da ferramenta Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto. Os problemas mais frequentes são relacionados à cobrança indevida ou abusiva.
Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), nesses primeiros meses do ano as áreas mais reclamadas foram os assuntos financeiros, produtos, serviços privados, seguido dos serviços essenciais. Os assuntos que mais receberam queixas dos consumidores foram: cartões de crédito, bancos comerciais, aparelhos eletroeletrônicos, telefonia celular, aparelhos de telefone, telefonia fixa, financeiras, móveis, energia elétrica e cursos.
De acordo com a gerente de atendimento do Procon Estadual, Anelisa Real, os problemas mais frequentes continuam sendo os relacionados à cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).
Fornecedores
Em relação aos fornecedores mais reclamados no Procon Estadual, em primeiro lugar no ranking está o Grupo Itaú, em segundo aparece a concessionária de energia elétrica EDP Escelsa, seguida da operadora de telefonia móvel Vivo, Oi/Telemar, Grupo Bradesco, Banco Santander, Claro, BV Financeira, Embratel e em décimo lugar no ranking aparece a Dacasa Financeira.
Os consumidores podem registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta, ou na Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados até às 13 horas. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).
É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro
Tels.: (27) 3132-1840 / 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br
Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), nesses primeiros meses do ano as áreas mais reclamadas foram os assuntos financeiros, produtos, serviços privados, seguido dos serviços essenciais. Os assuntos que mais receberam queixas dos consumidores foram: cartões de crédito, bancos comerciais, aparelhos eletroeletrônicos, telefonia celular, aparelhos de telefone, telefonia fixa, financeiras, móveis, energia elétrica e cursos.
De acordo com a gerente de atendimento do Procon Estadual, Anelisa Real, os problemas mais frequentes continuam sendo os relacionados à cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).
Fornecedores
Em relação aos fornecedores mais reclamados no Procon Estadual, em primeiro lugar no ranking está o Grupo Itaú, em segundo aparece a concessionária de energia elétrica EDP Escelsa, seguida da operadora de telefonia móvel Vivo, Oi/Telemar, Grupo Bradesco, Banco Santander, Claro, BV Financeira, Embratel e em décimo lugar no ranking aparece a Dacasa Financeira.
Os consumidores podem registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta, ou na Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados até às 13 horas. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).
É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro
Tels.: (27) 3132-1840 / 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br