31/07/2012 11h43 - Atualizado em 22/12/2016 16h18

Procon Estadual divulga o balanço de atendimento do primeiro semestre

Durante o primeiro semestre de 2012, o Procon Estadual realizou 23.831 atendimentos aos consumidores capixabas. Os números apontam uma queda de 0,4%, comparado ao primeiro semestre do ano passado. A maior demanda continua sendo por meio do atendimento presencial na sede do órgão, na Unidade Faça Fácil e no Procon Móvel com 71%. Do total de atendimentos realizados, 24 % foram por meio do telefone 151, e 5% dos atendimentos foram realizados por meio da ferramenta Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto.

Segundo o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, a redução no número de atendimentos ocorreu em razão dos trabalhos de conscientização com consumidores e fornecedores.

“Os consumidores estão cada vez mais informados e preparados para lidar com as diversas situações enfrentadas no dia a dia na relação de consumo. O Procon Estadual também desenvolve trabalhos de conscientização com os fornecedores, que têm respeitado mais os diretos dos consumidores. Nosso interesse é reforçar os trabalhos de educação para o consumo consciente, e reduzir ainda mais o número de consumidores que recorrem ao Procon-ES”, completa.

Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), no primeiro semestre deste ano as áreas mais reclamadas foram os assuntos financeiros, produtos, serviços essenciais, seguido dos serviços privados, saúde, habitação e alimentos. Os segmentos que mais receberam queixas dos consumidores foram: bancos comerciais, cartões de crédito, telefonia celular, financeiras, telefonia fixa, aparelhos de telefone, aparelhos eletroeletrônicos, energia elétrica, móveis e planos de saúde.

Os problemas mais frequentes continuam sendo os relacionados à cobrança indevida e abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).

Fornecedores

Em relação aos fornecedores mais reclamados no Procon Estadual, se mantém no primeiro lugar do ranking o Grupo Itaú. Sobe para a segunda posição a Oi/Telemar, seguida da Vivo. A concessionária de energia elétrica EDP Escelsa cai para a quarta posição, seguida do Banco Santander, Grupo Bradesco, Claro, BV Financeira, Embratel, e em décimo lugar no ranking se mantém a Dacasa Financeira.

Os fornecedores Grupo Itaú, Oi/Telemar, Vivo, Banco Santander e Grupo Bradesco, apesar de ocuparem os primeiros lugares no ranking de reclamações, têm solucionado rapidamente os problemas dos consumidores de forma preliminar, por meio da CIP Eletrônica, ou seja, sem a necessidade de abertura de processos administrativos. Desta forma, os fornecedores não integram o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, reduzindo, também, o número de audiências de conciliação realizadas no órgão.

Segundo o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, a Carta de Informações Preliminares (CIP) Eletrônica, é utilizada na solução pacífica de conflitos. “Com a adoção da CIP Eletrônica como procedimento padrão, as cartas passaram a serem enviadas aos fornecedores via internet, dando mais celeridade e eficiência aos procedimentos do Procon Estadual”, informa.

Ademir Cardoso explica ainda que, cerca de 80% das reclamações que chegam ao Instituto são solucionadas sem a necessidade de abertura de procedimento administrativo. “Alguns fornecedores têm se mostrado mais interessados em resolver o problema do consumidor. O acordo preliminar tem melhorado a vida do cidadão evitando também transtornos aos fornecedores, pois, evita a abertura de processos”, completa.

O Procon Estadual foi pioneiro na adoção da CIP Eletrônica, e já conta com mais de 100 fornecedores cadastrados. Os fornecedores interessados em se cadastrar podem solicitar a inscrição por meio do e-mail cip@procon.es.gov.br.

Onde reclamar

Os consumidores podem registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta, ou na Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados até às 13 horas. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

Tels.: (27) 3132-1840 / 9975-2490