25/05/2007 12h33 - Atualizado em
22/12/2016 16h03
Procon Estadual encerra mutirão sobre mudança na tarifa do telefone fixo
A principal dúvida do consumidor que procurou o Procon Estadual esta semana, durante a ação tira-dúvidas sobre a mudança da tarifação de pulso para minuto, foi sobre os prejuízos que possa ter, e qual o melhor plano para o seu perfil. O mutirão foi realizado entre 21 e 25 de maio, com atendimento especial e pelo telefone 151.
De acordo com a coordenadora do 151, Daniela Gava, a ação atingiu o objetivo estabelecido que foi levar ao consumidor ampla informação sobre os dois planos de oferta obrigatória, o Plano Básico e o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (Pasoo), antes de fazer sua opção. “Se não entender plenamente o que significa a mudança, o consumidor pode acabar não se manifestando sobre qual plano prefere. Nesse caso, ele será incluído automaticamente no Plano Básico, que pode não ser adequado ao seu perfil de consumo e, portanto, resultar em prejuízo ao seu bolso no fim do mês”, explica.
Ainda quanto à escolha do melhor perfil, o Instituto conseguiu, junto à Telemar, que fosse disponibilizado o número 0800 25 5252, para esclarecer as dúvidas dos consumidores.
Até o dia 31 de julho, a maioria dos 39 milhões de assinantes do serviço de telefonia fixa do País vai ter que escolher o tipo de plano que deseja contratar com a mudança do sistema de cobrança de pulsos para minutos. No Espírito Santo, a mudança começou em março desse ano e já atingiu mais de 95% dos usuários, segundo informações da Telemar/Oi.
A proposta do Procon Estadual com o mutirão foi orientar o maior número possível de consumidores de todo o Estado. Porém, qualquer dúvida continua a ser esclarecida pelo telefone 151, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Mobilização Nacional
A ação tira-dúvidas do Procon Estadual fez parte do mutirão realizado pelos Procons estaduais e municipais de todo País, que aconteceu no dia 23 de maio, atendendo a uma chamada do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC).
De acordo com o diretor do DPDC, Ricardo Morishita, o mutirão conseguiu atingir seu objetivo com o apoio da mídia que deu ampla cobertura para a mobilização. “Conseguimos ter um retrato da situação e vimos que essa mudança está sendo uma verdadeira surpresa para muitas pessoas”, disse.
Possivelmente, um novo mutirão poderá ser realizado antes do fim do prazo para a mudança da tarifação de pulso para minuto, marcada para o dia 31 de julho. “Vamos discutir essa nova mobilização com os Procons”, disse Morishita .
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon-ES
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 3381-6222 / 9943-1374
imprensa@procon.es.gov.br
De acordo com a coordenadora do 151, Daniela Gava, a ação atingiu o objetivo estabelecido que foi levar ao consumidor ampla informação sobre os dois planos de oferta obrigatória, o Plano Básico e o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (Pasoo), antes de fazer sua opção. “Se não entender plenamente o que significa a mudança, o consumidor pode acabar não se manifestando sobre qual plano prefere. Nesse caso, ele será incluído automaticamente no Plano Básico, que pode não ser adequado ao seu perfil de consumo e, portanto, resultar em prejuízo ao seu bolso no fim do mês”, explica.
Ainda quanto à escolha do melhor perfil, o Instituto conseguiu, junto à Telemar, que fosse disponibilizado o número 0800 25 5252, para esclarecer as dúvidas dos consumidores.
Até o dia 31 de julho, a maioria dos 39 milhões de assinantes do serviço de telefonia fixa do País vai ter que escolher o tipo de plano que deseja contratar com a mudança do sistema de cobrança de pulsos para minutos. No Espírito Santo, a mudança começou em março desse ano e já atingiu mais de 95% dos usuários, segundo informações da Telemar/Oi.
A proposta do Procon Estadual com o mutirão foi orientar o maior número possível de consumidores de todo o Estado. Porém, qualquer dúvida continua a ser esclarecida pelo telefone 151, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Mobilização Nacional
A ação tira-dúvidas do Procon Estadual fez parte do mutirão realizado pelos Procons estaduais e municipais de todo País, que aconteceu no dia 23 de maio, atendendo a uma chamada do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC).
De acordo com o diretor do DPDC, Ricardo Morishita, o mutirão conseguiu atingir seu objetivo com o apoio da mídia que deu ampla cobertura para a mobilização. “Conseguimos ter um retrato da situação e vimos que essa mudança está sendo uma verdadeira surpresa para muitas pessoas”, disse.
Possivelmente, um novo mutirão poderá ser realizado antes do fim do prazo para a mudança da tarifação de pulso para minuto, marcada para o dia 31 de julho. “Vamos discutir essa nova mobilização com os Procons”, disse Morishita .
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon-ES
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 3381-6222 / 9943-1374
imprensa@procon.es.gov.br