26/04/2007 12h57 - Atualizado em 22/12/2016 16h03

Procon Estadual esclarece sobre mudança na telefonia fixa

A Telemar/Oi, em atendimento ao Procon Estadual, apresentou nesta quarta-feira (25) esclarecimentos sobre as novas regras de conversão da cobrança de pulso para minuto. “Essas explicações são para que o consumidor possa entender melhor os novos planos, e para ajudá-lo a identificar o melhor para o seu perfil”, explica Elba Luchi, assessora jurídica do Procon Estadual.

A empresa informou que a partir da próxima segunda-feira (30), no site da “OI” e nos jornais de grande circulação do Estado, serão divulgadas simulações de perfis de consumo, com indicação do que deverá ser o melhor plano para cada um. A empresa também disponibilizará um canal direto e exclusivo, pelo telefone 0800 25 5252, para esclarecer as dúvidas sobre a conversão pulso-minuto.

O Procon Estadual alerta para que o consumidor analise seu perfil de consumo antes de decidir sobre qual plano adotar. A melhor opção depende de como o consumidor usa a linha telefônica: tipo de ligações, tempo médio de cada ligação, se usa Internet discada, entre outras características.

A migração já foi iniciada em algumas localidades do Estado e será gradual, com fim previsto em julho deste ano, conforme cronograma disponível para consulta no site das operadoras. Segundo projeções feitas pela Assessoria Técnica do Procon Estadual, para ligações inferiores a dois minutos e trinta segundos de duração, a tarifa do Plano Básico é mais vantajosa. A partir de dois minutos e trinta segundos de duração, a chamada tem valor inferior no Plano Alternativo (Pasoo).

“Com essas informações, o Procon Estadual procura diminuir as dúvidas dos consumidores. Mas isso não impede que cada um procure se informar melhor com as chamadas publicitárias que estarão disponíveis nos jornais e principalmente pelo telefone 0800 disponibilizado pela operadora”, esclarece Elba Luchi.

O serviço de telefonia fixa está entre os cinco assuntos mais reclamados no ranking do Procon Estadual. Só neste ano, 694 reclamações foram registradas pelo órgão. A telefonia fixa só perde para as reclamações de Cartão de Crédito, Telefonia Celular, aparelhos de telefone e bancos comerciais.

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