22/01/2007 16h56 - Atualizado em 22/12/2016 16h03

Procon Estadual fiscaliza vôos no aeroporto de Vitória

Devido às denuncias de vários consumidores o Procon Estadual lavrou autos de constatação e infração, na tarde desta segunda-feira (22), contra a companhia aérea TAM. De acordo com a fiscalização do Instituto, os atrasos nos vôos da companhia chegavam a até cinco horas.

Em razão dos atrasos as filas no balcão de atendimento eram enormes, gerando reclamações e muito tumulto. Segundo depoimentos de consumidores a empresa não apresentava informações precisas sobre as possíveis soluções.

Após a chegada da fiscalização do Procon Estadual a companhia aérea passou a fornecer aos passageiros um voucher, no valor de R$ 25,00, para alimentação. Além disso, havia no saguão do aeroporto muitos passageiros reclamando de bagagens extraviadas e danificadas.

Nas companhias GOL e VARIG também foram constatados o descumprimento dos horários de chegada e partida das aeronaves, com atrasos de 20 a 50 minutos.


Direitos

Em casos de vôos cancelados ou atrasados a companhia aérea deve acomodar o passageiro em outro vôo da própria companhia ou de outra em no máximo quatro horas.

Se o prazo de quatro horas não for cumprido, o passageiro poderá optar por viajar em outro vôo, pedir endosso ou reembolso da passagem. Para quem decidir viajar em outro vôo no mesmo dia ou no dia seguinte, a companhia é obrigada a propiciar hospedagem, alimentação, transporte para o aeroporto, além de reembolsar despesas com telefonemas decorrentes do atraso.

Os passageiros que se sentirem lesados com o fato devem procurar o Procon Estadual para registrar uma reclamação. Para maiores informações e denúncias o telefone de contato é o 151.

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