25/03/2008 12h41 - Atualizado em
22/12/2016 16h07
Procon Estadual orienta consumidores na hora de comprar alimentos
Na hora de escolher um produto, principalmente alimentos, o consumidor precisa estar muito atento. Alguns estabelecimentos comerciais não respeitam as leis e vendem itens impróprios ao consumo.
Em 2007 o Procon Estadual registrou 131 atendimentos relacionados a alimentos e desde o início deste ano já há aproximadamente 50 registros. As principais reclamações estão relacionadas a prazo de validade vencido ou ilegível, alteração de cor, odor e aspecto, irregularidade nas embalagens e falta de higiene nos estabelecimentos.
Segundo a gerente de fiscalização do Procon Estadual, Denize Izaita, a população deve prestar muita atenção aos mínimos detalhes. “Alguns problemas podem ser evitados se o consumidor tomar alguns cuidados”, afirma.
A primeira dica é ficar atento às condições gerais de higiene do estabelecimento. As instalações do local e os utensílios usados devem estar limpos. Além disso, os funcionários que manipulam os alimentos têm que usar luvas, proteção nos cabelos e uniforme.
Denize destaca que o balcão de produtos refrigerados ou congelados não deve apresentar poças de água, embalagens transpiradas ou com placas de gelo sobre a superfície. “Essas características podem indicar temperatura inadequada, superlotação ou que as geladeiras foram desligadas durante a noite”, explica.
Para os alimentos enlatados, a principal orientação é não comprar latas estufadas, amassadas, enferrujadas ou com rótulos manchados ou molhados, pois esses são sinais de deterioração do produto.
Alimentos como grãos (arroz, feijão, lentilha etc), farinhas, biscoitos e macarrão apresentam como principal problema a contaminação por insetos. É importante observar no momento da compra se a embalagem do produto apresenta sinais de rompimento, como pequenos furos, indicações de presença de insetos, principalmente farelo ou grãos "grudados", como se estivessem úmidos.
O mesmo vale para produtos vendidos a granel. Verifique o peso, quantidade e aparência do alimento, recuse produtos mal acondicionados, verifique presença de sujidades, mofo e não compre o produto se houver suspeitas sobre sua qualidade. Já os produtos de panificação, a exemplo de pães e bolos, apresentam como principal problema a formação de bolor.
As carnes, aves e peixes também merecem cuidados especiais. De acordo com a gerente de fiscalização, a grande preocupação do consumidor deve ser com a procedência do alimento. “É importante comprar esse tipo de alimento fresco, com aparência, cor e odor característicos, sob refrigeração e de fontes seguras, devidamente inspecionados em sua origem e com o número do SIF – Serviço de Inspeção Federal”, explica.
Ao adquirir alimentos em promoção, certifique-se de que a embalagem está em condições adequadas e que o produto tem validade próxima ao vencimento. “Muitas vezes são ofertados alimentos aos consumidores com preços bastante vantajosos, pois estão com datas muito próximas à do vencimento. Caso o consumidor opte por comprar algo assim, é importante que adquira quantidade adequada ao seu consumo, não se deixando levar pelo impulso de comprar quantidade demasiada que não poderá ser consumida dentro da validade, e causará prejuízo”, observa Denize.
Para denúncias, o consumidor pode contatar o Procon Estadual por meio do número 151.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.:3132-1840 / 9943-1374 / 3381-6222
Em 2007 o Procon Estadual registrou 131 atendimentos relacionados a alimentos e desde o início deste ano já há aproximadamente 50 registros. As principais reclamações estão relacionadas a prazo de validade vencido ou ilegível, alteração de cor, odor e aspecto, irregularidade nas embalagens e falta de higiene nos estabelecimentos.
Segundo a gerente de fiscalização do Procon Estadual, Denize Izaita, a população deve prestar muita atenção aos mínimos detalhes. “Alguns problemas podem ser evitados se o consumidor tomar alguns cuidados”, afirma.
A primeira dica é ficar atento às condições gerais de higiene do estabelecimento. As instalações do local e os utensílios usados devem estar limpos. Além disso, os funcionários que manipulam os alimentos têm que usar luvas, proteção nos cabelos e uniforme.
Denize destaca que o balcão de produtos refrigerados ou congelados não deve apresentar poças de água, embalagens transpiradas ou com placas de gelo sobre a superfície. “Essas características podem indicar temperatura inadequada, superlotação ou que as geladeiras foram desligadas durante a noite”, explica.
Para os alimentos enlatados, a principal orientação é não comprar latas estufadas, amassadas, enferrujadas ou com rótulos manchados ou molhados, pois esses são sinais de deterioração do produto.
Alimentos como grãos (arroz, feijão, lentilha etc), farinhas, biscoitos e macarrão apresentam como principal problema a contaminação por insetos. É importante observar no momento da compra se a embalagem do produto apresenta sinais de rompimento, como pequenos furos, indicações de presença de insetos, principalmente farelo ou grãos "grudados", como se estivessem úmidos.
O mesmo vale para produtos vendidos a granel. Verifique o peso, quantidade e aparência do alimento, recuse produtos mal acondicionados, verifique presença de sujidades, mofo e não compre o produto se houver suspeitas sobre sua qualidade. Já os produtos de panificação, a exemplo de pães e bolos, apresentam como principal problema a formação de bolor.
As carnes, aves e peixes também merecem cuidados especiais. De acordo com a gerente de fiscalização, a grande preocupação do consumidor deve ser com a procedência do alimento. “É importante comprar esse tipo de alimento fresco, com aparência, cor e odor característicos, sob refrigeração e de fontes seguras, devidamente inspecionados em sua origem e com o número do SIF – Serviço de Inspeção Federal”, explica.
Ao adquirir alimentos em promoção, certifique-se de que a embalagem está em condições adequadas e que o produto tem validade próxima ao vencimento. “Muitas vezes são ofertados alimentos aos consumidores com preços bastante vantajosos, pois estão com datas muito próximas à do vencimento. Caso o consumidor opte por comprar algo assim, é importante que adquira quantidade adequada ao seu consumo, não se deixando levar pelo impulso de comprar quantidade demasiada que não poderá ser consumida dentro da validade, e causará prejuízo”, observa Denize.
Para denúncias, o consumidor pode contatar o Procon Estadual por meio do número 151.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.:3132-1840 / 9943-1374 / 3381-6222