17/06/2012 08h01 - Atualizado em 22/12/2016 16h17

Procon Estadual promove palestra sobre o uso consciente do dinheiro

Aconteceu nesta sexta-feira (15), no auditório da Assembleia Legislativa, a palestra “Administre seu dinheiro de forma consciente”. O evento foi realizado pelo Procon Estadual, em parceria com a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa e o Sesi/Findes. O objetivo da palestra, que comemorou os 29 anos do Procon-ES, foi de ajudar as pessoas a alcançarem o equilíbrio financeiro por meio do uso consciente do dinheiro, incentivando o hábito de poupar e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Segundo o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, houve um crescimento significativo de endividados no Brasil e um dos principais motivos é a facilidade de obter crédito. “O superendividamento tornou-se um fenômeno social e econômico que precisa ser tratado, pois interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas. O endividamento gera tensões, ansiedade e até depressão,” explica o presidente.

Para abrir a palestra, houve a apresentação teatral “Me tirando do sério”, promovida pelo Sesi. Os atores Mauro Pinheiro e Rodrigo Santos de Oliveira divertiram a plateia e abordaram uma situação muito comum, enfrentada por muitas famílias, que é o consumismo e o endividamento, causadores do estresse familiar.

O palestrante Eduardo Simões Angeli, administrador especialista em finanças e consultor da Findes, apresentou dados que comprovam a gravidade da situação de endividamento no País: de acordo com dados do IBGE, 85% das famílias brasileiras estão endividadas – gastam mais do que ganham todos os meses. E estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) já colocam o endividamento como uma epidemia crônica.

“O brasileiro que vem de uma economia estável recente, busca cada vez mais o sonho americano, de ter sempre mais: um carro melhor, produtos de marca, comparando-se a chefes, vizinhos, amigos e parentes. E isso afeta o equilíbrio integral humano”, afirmou o palestrante.

Eduardo explicou a importância de realizar um planejamento financeiro familiar, e de sempre destinar uma parte das finanças para uma poupança, investimento e previdência complementar. “É extremamente necessário buscar o equilíbrio financeiro da família. E isso depende de esforço e de escolhas. Poupar é fundamental. E a redução do consumo pode ajudar a poupar e guardar dinheiro para um imprevisto ou a realização de um sonho”, explicou o consultor.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro
Tels.: (27) 3132-1840 / 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard