10/09/2013 11h03 - Atualizado em 22/12/2016 16h21

Procon Estadual promoveu o VII Encontro de Procons

O VII Encontro de Procons do Estado do Espírito Santo, realizado nessa segunda-feira (09), reuniu 100 pessoas entre dirigentes e técnicos dos Procon Municipais, no Quality Hotel Aeroporto Vitória, quando foram abordados temas relevantes para a defesa do consumidor.

Na abertura do evento, o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, falou da importância do trabalho em equipe e da credibilidade e confiabilidade dos Procons perante a sociedade capixaba.

“Este evento, que acontece tradicionalmente todo ano para comemorar o Dia Estadual do Consumidor e o aniversário do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, tem o objetivo de atualização e aperfeiçoamento dos técnicos dos Procons, a fim promovermos melhorias no atendimento ao cidadão. O Procon ganhou força e o Espírito Santo é o Estado que mais possui Procons. Precisamos nos fortalecer ainda mais”, disse.

O evento contou com a participação do assessor-chefe da Fundação Procon-SP, Renan Bueno Ferraciolli, que falou sobre as mudanças no comércio eletrônico. “A Internet é o mundo das aparências. Hoje, qualquer um cria um site que possua uma boa aparência e que pareça transmitir confiança, coloca preços atraentes nos produtos, divulga as promoções e com isso, muitos consumidores são lesados”, disse.

O palestrante explicou ainda que as empresas de comércio eletrônico melhoraram muito nos últimos anos. “Não existe agência reguladora para fiscalizar o comércio eletrônico. As melhorias dependem exclusivamente dos Procons”, informou.

O assessor contou que é preciso fazer um forte trabalho de educação para o consumo, de caráter preventivo, com o objetivo de esclarecer o consumidor, evitando que caia em golpes. “O Procon-SP elaborou uma lista com os sites não recomendados e isso tem trazido bons resultados e mudança de postura dos fornecedores. Os sites que encontram-se na lista são aqueles que vendem e não entregam; que o consumidor não consegue contato; que o Procon não consegue notificar; sites que vendem e depois saem do ar. Os consumidores devem se acautelar, se apropriar dessas informações antes de comprar”, alertou.

Para encerrar o evento, o diretor-presidente, Ademir Cardoso, o diretor administrativo e financeiro do Procon Estadual, Jorge Teixeira e Silva Neto e a promotora de Justiça e dirigente do Centro de Apoio de Defesa do Consumidor (CADC-MP), Sandra Lengruber, conversaram com os representantes dos Procons sobre os projetos de municipalização do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e criação e fortalecimento dos Procons.

“O Ministério Público Estadual e o Procon Estadual estão percorrendo juntos os municípios capixabas e reunindo com promotorias e prefeituras para viabilizarmos os projetos de criação de Procons e reestruturação dos que já existem. Estamos priorizando os Procons que possuem baixo nível de estruturação, mas todos os municípios serão visitados”, disse a promotora Sandra Lengruber.

Participaram também do encontro o delegado de Defesa do Consumidor, Wanderson Prezotti e o supervisor da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, Luis Felipe Alves.

Amanda Ribeiro / Deborah Soares
Tels.: (27) 3132-1840 / 9975-2490