10/07/2007 06h45 - Atualizado em 22/12/2016 16h03

Procon Estadual realiza 2.011 atendimentos no mês de junho

Cartão de crédito, bancos comerciais e aparelhos de telefone foram os assuntos mais reclamados pelos consumidores no Procon Estadual durante o mês de junho. De acordo com os dados divulgados pela Gerência de Atendimento, foram realizados 2.011 atendimentos. Em comparação com o mês de maio, o assunto bancos comerciais subiu da quarta para a segunda colocação.

Segundo a gerente de Atendimento, Lorena Tamanini, a mudança no ranking aconteceu devido ao trabalho realizado pelo Instituto no último mês. “Durante todo o mês de junho nós trabalhamos muito junto à mídia, sobre a ilegalidade da cobrança de boleto bancário. A divulgação desse trabalho fez com que aumentasse o número de consumidores reivindicando o extorno dos valores pagos, ou mesmo atrás de informações mais detalhadas”, explica.

No ranking dos cinco assuntos mais reclamados, cartão de crédito aparece em primeiro, com 296 reclamações. Em seguida estão os bancos comerciais com 196; aparelhos de telefone, com 188; telefonia fixa, com 173; e telefonia celular, com 150 reclamações.

O serviço realizado pelo telefone 151 atendeu a 384 pessoas durante o mês de junho, o que representa uma média diária de 20 consumidores.

No ranking de reclamações por área, assuntos financeiros mantêm a liderança com 836 reclamações. Na seqüência estão produtos, com 517 atendimentos; e em terceiro, serviços essenciais, com 407 registros.

Pesquisa

Com o objetivo de detectar possíveis problemas, ajustar e aperfeiçoar o atendimento realizado pelo Procon Estadual, o Instituto realiza uma pesquisa junto aos consumidores que procuram o órgão.

Os formulários com o questionário estão sendo entregues aos consumidores desde o último dia 27 de junho. A previsão inicial da pesquisa é recolher questionários durante 15 dias. Após esse período os dados serão analisados e de acordo com as respostas, mudanças na rotina do atendimento poderão acontecer.

Para Lorena Tamanini, a realização dessa pesquisa é importante para o Procon Estadual. “Ouvir a opinião dos consumidores é fundamental para a evolução dos nossos trabalhos”, afirma.

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