25/04/2012 14h02 - Atualizado em 22/12/2016 16h17

Procon Estadual recebe treinamento para combater comércio clandestino de gás

Os fiscais do Procon Estadual participaram de treinamento ministrado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para fiscalização de botijas de gás de cozinha. Participaram também o Ministério Público Estadual (MPES), Delegacia do Consumidor (Decon) e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).

O treinamento foi composto por aulas teóricas e práticas. Durante a ação fiscalizatória em revendedoras de gás de cozinha, dois estabelecimentos foram autuados e um deles foi interditado em razão do armazenamento irregular de botijas, ausência de extintores de incêndio, e também por possuírem um veículo sem eixo dianteiro, sustentado por duas botijas de gás. Botijas de gás em situação irregular também foram apreendidas.

Os especialistas da ANP ensinaram as normas aplicáveis ao comércio e armazenamento do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), para que os profissionais envolvidos colocassem em prática, através das operações de fiscalização, a teoria estudada. Os fiscais já estão aptos para verificar o acondicionamento de botijas, a metragem, a classificação, o lacre, possíveis adulterações e o transporte do material.

Onde reclamar

As denúncias sobre comercialização clandestina de gás de cozinha podem ser encaminhadas ao Procon Estadual pelo telefone 151 ou por meio do Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br). Os consumidores também podem formalizar uma reclamação junto à ANP, ao Ministério Público Estadual e ao Corpo de Bombeiros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro
Tels.: (27) 3132-1840 / 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard