06/01/2009 10h31 - Atualizado em
22/12/2016 16h08
Procon Estadual registra número recorde de atendimentos em 2008
O Procon Estadual encerrou 2008 superando o número de atendimentos aos consumidores capixabas, em relação ao ano de 2007. De acordo com o relatório do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2008, o Procon Estadual realizou 28.284 atendimentos, contra os 26.685 realizados em 2007. Do total de atendimentos, 8.602 foram por meio do telefone 151.
Dentre as áreas mais reclamadas, Assuntos Financeiros lideraram o ranking com 11.260 registros. Em seguida aparecem Produtos, com 6.726 e Serviços Essenciais, com 6.217 atendimentos.
Como aconteceu durante quase todos os meses do ano de 2008, cartão de crédito aparece em primeiro lugar no número de atendimentos, com 3.989 registros. Em seguida aparecem bancos comerciais, com 3.726 registros e telefonia celular, com 2.824. Na quarta posição aparece telefonia fixa, com 2.362 atendimentos, e em quinto lugar as financeiras, com 1.924.
Dentre os fornecedores que mais lesaram os consumidores durante 2008, estão a Oi/Telemar, Vivo, Banco IBI, Citicard, Escelsa, Itaú Cartões, Tim Celular, Embratel, Banco do Brasil, Claro, Lojas Sipolatti, Dacasa Financeira, Losango, Banco BMG e Ricardo Eletro.
Os cidadãos entre 31 a 40 anos representam a faixa etária que mais procurou o Procon-ES em 2008, com 23% dos consumidores. Já os de até 20 anos representam a faixa etária que menos buscou o Instituto, com apenas 1%. Do total de consumidores que reivindicaram seus direitos, 52% foram de mulheres e 47% de homens.
Os números de atendimento no Procon Estadual crescem a cada ano. Em 2005 foram 11.731 e, em 2006, 18.146. Em 2007 o número chegou a 26.685 e em 2008 foram realizados 28.284 atendimentos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9943-1374
Dentre as áreas mais reclamadas, Assuntos Financeiros lideraram o ranking com 11.260 registros. Em seguida aparecem Produtos, com 6.726 e Serviços Essenciais, com 6.217 atendimentos.
Como aconteceu durante quase todos os meses do ano de 2008, cartão de crédito aparece em primeiro lugar no número de atendimentos, com 3.989 registros. Em seguida aparecem bancos comerciais, com 3.726 registros e telefonia celular, com 2.824. Na quarta posição aparece telefonia fixa, com 2.362 atendimentos, e em quinto lugar as financeiras, com 1.924.
Dentre os fornecedores que mais lesaram os consumidores durante 2008, estão a Oi/Telemar, Vivo, Banco IBI, Citicard, Escelsa, Itaú Cartões, Tim Celular, Embratel, Banco do Brasil, Claro, Lojas Sipolatti, Dacasa Financeira, Losango, Banco BMG e Ricardo Eletro.
Os cidadãos entre 31 a 40 anos representam a faixa etária que mais procurou o Procon-ES em 2008, com 23% dos consumidores. Já os de até 20 anos representam a faixa etária que menos buscou o Instituto, com apenas 1%. Do total de consumidores que reivindicaram seus direitos, 52% foram de mulheres e 47% de homens.
Os números de atendimento no Procon Estadual crescem a cada ano. Em 2005 foram 11.731 e, em 2006, 18.146. Em 2007 o número chegou a 26.685 e em 2008 foram realizados 28.284 atendimentos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9943-1374