17/01/2006 09h36 - Atualizado em 22/12/2016 15h58

Procon realiza reunião para apurar alta dos combustíveis

O Grupo Executivo de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/ES) realizou, no dia 12 de janeiro, audiência do CINDEC, que contou com a presença do secretário-executivo, Celso Caldas; para apurar as razões da alta dos combustíveis, e em especial da gasolina.

Também participaram a representante do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público Estadual da Defesa do Consumidor, Sandra Lengruber; a Delegada da Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor (Decon), Rita Celeste Gonzaga; a procuradora da República, Elisandra O. Olímpio; representante da Petrobras e dirigentes do Sindicato de Distribuidores de Combustíveis (Sindicom).

Os representantes da Petrobrás Distribuidora informaram que os preços praticados pela Petróleo Brasileiro aos distribuidores não apresentam variações. Segundo eles, a diferença de preços se processa no caso da mistura do álcool à gasolina, dado confirmado pelos representantes do Sindocom.

Uma das distribuidoras informou que em face de equívoco na aplicação da alíquota de ICMS, aplicou-se aumento, ao consumidor, acima do esperado. Esta situação foi regularizada no mesmo dia, ou seja, 02 de janeiro de 2006, às 11 horas..

O resultado da reunião foi a decisão de se notificar todas as distribuidoras que atuam no Estado do Espírito Santo a fim de que informem, no prazo de dez dias, sobre preços do álcool e da gasolina praticados pelos postos de sua bandeira, e quais os reflexos do aumento do preço do álcool no preço médio da gasolina.

Procon estadual
3132-1840 / 3381-6222

Temas Relacionados :

Preço médio dos combustíveis cai no Estado

Procon´s fiscalizam postos de combustíveis

Centro Integrado de Defesa do Consumidor quer explicação para aumentos sucessíveis nos preços dos combustíveis

Centro Integrado de Defesa do Consumidor discute reajuste de combustíveis

Procon Estadual quer explicação das distribuidoras de combustíveis para o aumento de R$ 0,18 por litro da gasolina