30/08/2013 06h58 - Atualizado em 22/12/2016 16h21

PROCONSBRASIL faz alerta sobre a compra de ingressos para os Jogos da Copa de 2014

Já começaram as inscrições para a venda de ingressos para a Copa do Mundo de 2014, sendo essa primeira fase até o dia 10 de outubro de 2013. Para evitar eventuais transtornos, a Associação Brasileira de PROCONs, que representa os PROCONs de todo o país, alerta os consumidores sobre a forma de venda dos referidos ingressos e quais os direitos dos consumidores nestas situações.

Segundo as regras estabelecidas pela FIFA, existem 04 (quatro) tipos de ingressos, sendo a categoria 4 aquela com preços mais baratos, mas com cadeiras nas piores localizações, tal como atrás do gol ou nos lugares mais altos do estádio. Estudantes e participantes do programa Bolsa Família poderão pagar meia-entrada somente nos ingressos adquiridos para a categoria 4. A meia-entrada só está liberada nas demais categorias de ingresso para maiores de 60 anos. Demais situações, como professores da rede pública ou privada, doadores de sangue, entre outros, conforme leis existentes em alguns Estados, não estão contemplados.

As regras da venda de ingressos não preveem ainda o direito de arrependimento por parte do consumidor, bem como é proibida sua revenda, repasse ou doação sem autorização expressa da FIFA. A única alternativa do consumidor é utilizar a plataforma de revenda criada pela organizadora do evento, caso desista de assistir a partida. Havendo a revenda do ingresso, o que não é garantido pela FIFA, haverá a cobrança de uma taxa de 10% sobre o valor do ingresso.

De acordo com Gisela Simona Viana de Souza, presidente da Associação PROCONSBRASIL, o consumidor deve ficar atento as condições de compra e utilização dos ingressos, especialmente no que diz respeito a falta de garantia de que poderá assistir a partida ao lado de seus amigos ou familiares, fato que pode se tornar um transtorno.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon-ES
Amanda Ribeiro / Deborah Soares
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard