09/03/2009 13h44 - Atualizado em
22/12/2016 16h08
Promoções exigem cuidados dos consumidores
Em liquidações, especialmente, o consumidor precisa ficar ainda mais atento antes de realizar uma compra. Isso porque nem sempre o que o comércio anuncia como promoção pode ser considerado uma boa compra. “Muitas vezes o consumidor é iludido a pensar que está fazendo um bom negócio e, na verdade, o que se viu não passa de uma publicidade enganosa”, explica Shirley Gonçalves, coordenadora de atendimento do Procon Estadual.
De acordo com Shirley o consumidor precisa fazer uma boa pesquisa de mercado para saber se o produto está mesmo em promoção. Além disso, ele deve prestar muita atenção aos produtos de mostruário que são vendidos. “Se as lojas colocarem a venda produtos com pequenas avarias, essas mercadorias devem estar em perfeito funcionamento e com a garantia do fabricante”, esclarece.
Para se resguardar, o consumidor deve exigir uma declaração da loja contendo todas as reais características do produto e todas as garantias dessa mercadoria. “Com esse documento a relação de consumo fica mais transparente, tanto para o consumidor quanto para o fornecedor”, afirma Shirley. Caso a loja não forneça essas garantias ao consumidor, como uma medida de prevenção, o melhor a fazer é não adquirir o produto.
Além disso, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal da mercadoria e que o produto seja testado, quando possível. Em caso de dúvidas o Procon Estadual atende pelo telefone 151 ou no atendimento pessoal em sua sede, na Av. Princesa Isabel, 599, 6º andar, Ed. Março, Centro, Vitória, das 9 às 17 horas, de segundas às sextas – feiras.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9943-1374
De acordo com Shirley o consumidor precisa fazer uma boa pesquisa de mercado para saber se o produto está mesmo em promoção. Além disso, ele deve prestar muita atenção aos produtos de mostruário que são vendidos. “Se as lojas colocarem a venda produtos com pequenas avarias, essas mercadorias devem estar em perfeito funcionamento e com a garantia do fabricante”, esclarece.
Para se resguardar, o consumidor deve exigir uma declaração da loja contendo todas as reais características do produto e todas as garantias dessa mercadoria. “Com esse documento a relação de consumo fica mais transparente, tanto para o consumidor quanto para o fornecedor”, afirma Shirley. Caso a loja não forneça essas garantias ao consumidor, como uma medida de prevenção, o melhor a fazer é não adquirir o produto.
Além disso, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal da mercadoria e que o produto seja testado, quando possível. Em caso de dúvidas o Procon Estadual atende pelo telefone 151 ou no atendimento pessoal em sua sede, na Av. Princesa Isabel, 599, 6º andar, Ed. Março, Centro, Vitória, das 9 às 17 horas, de segundas às sextas – feiras.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9943-1374