Consumidor pode renegociar dívidas bancárias pela internet até dia 31 de março
O consumidor que tem dívidas em atraso com alguma instituição financeira vai poder renegociá-la no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que começa nesta segunda-feira (07) e segue até o dia 31 de março. As dívidas poderão ser negociadas pelos canais internos dos bancos e por meio da plataforma de mediação de conflitos www.consumidor.gov.br, que conta com mais de 160 instituições financeiras.
Além da negociação de dívidas, o consumidor vai ter acesso a um conteúdo exclusivo de orientação financeira, com sugestões para gerir o orçamento doméstico, trocar dívidas mais caras por mais baratas e evitar o endividamento de risco.
Para participar do mutirão on-line, o consumidor deve acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, fazer o seu cadastro que vai gerar um login e senha. Nesse momento, o consumidor deve fazer o relato do problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas. Ao registrar a demanda, no campo "problema", deve selecionar a opção “Renegociação/parcelamento de dívidas”.
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente os telefones e e-mail para contato, pois esses dados vão facilitar o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.
O diretor-presidente do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Rogério Athayde, ressaltou que, caso o consumidor tenha alguma dificuldade, pode recorrer ao Procon para auxiliá-lo nesse processo de negociação.
“Mais de 160 empresas, entre bancos, financeiras e administradoras de cartão, estarão participando do mutirão. A negociação on-line é uma facilidade e comodidade para o consumidor que não quer ou não pode comparecer pessoalmente à sede. Os serviços on-line são uma tendência e o Procon-ES apoia essa iniciativa", acrescentou Athayde.
O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira é uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor e Procons do País, integrando o conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro
(27) 3132-1840
imprensa@procon.es.gov.br